Projeto Bahia que Produz e Alimenta promove diálogos para inclusão social e participação efetiva

O Projeto Bahia que Produz e Alimenta promove diálogos inclusivos para fortalecer a participação de mulheres, jovens e comunidades tradicionais no desenvolvimento rural da Bahia.
O Projeto Bahia que Produz e Alimenta promove diálogos inclusivos para fortalecer a participação de mulheres, jovens e comunidades tradicionais no desenvolvimento rural da Bahia.

O Governo do Estado da Bahia, por meio do projeto Bahia que Produz e Alimenta, está empenhado em promover uma abordagem inclusiva e participativa em suas iniciativas de desenvolvimento rural. O projeto, que visa fortalecer a produção agrícola e alimentar no estado, está conduzindo uma série de visitas de campo para ouvir as experiências e necessidades de mulheres, jovens e comunidades tradicionais envolvidas.

Neste mês de março, foram realizadas visitas a três Centrais de Associações Comunitárias em Caetité, Jacobina e Seabra. Essas visitas proporcionaram um espaço para dialogar com equipes técnicas e membros das comunidades, visando compreender suas demandas e desafios, além de buscar maneiras de melhorar sua participação nas associações.

As Centrais de Associações desempenham um papel crucial na gestão dos sistemas de abastecimento de água e saneamento na zona rural, sendo uma referência na Bahia. O projeto Bahia que Produz e Alimenta, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), financia a implementação desses sistemas, enquanto as Centrais garantem sua operação e manutenção.

De acordo com Milena Mendes, Assessora de Gestão Ambiental e Social do Projeto, o objetivo dessas iniciativas é realizar um diagnóstico participativo para identificar os desafios e potencialidades da participação de mulheres e jovens no projeto.

Além das visitas às Centrais, foram promovidas “Rodas de Conversa” com diversas organizações e comunidades atendidas, como parte do esforço contínuo do projeto para promover uma participação inclusiva e fortalecer os laços comunitários.

A participação ativa da consultora do Banco Mundial, Laeticia Jalil, e da Assessora de Gestão Ambiental e Social do Projeto na Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), Laís Boaventura, destaca o compromisso do projeto com a inclusão social e o desenvolvimento sustentável na Bahia.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141873 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário