Transações via DOC e TEC deixam de existir

Após décadas de serviço, transferências via DOC e TEC tornam-se obsoletas com o avanço do Pix.
Após décadas de serviço, transferências via DOC e TEC tornam-se obsoletas com o avanço do Pix.

Após quatro décadas de existência, o modelo de transferência via Documento de Ordem de Crédito (DOC) acaba nesta quinta-feira (29/02/2024). A partir desta data, as ordens deixam de ser processadas, tanto para pessoas físicas como jurídicas, para transferência entre instituições financeiras distintas. Além do DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC) também será encerrada, modalidade utilizada principalmente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários e já em desuso. Nos últimos anos, essas formas de transação perderam espaço para o Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central sem custo para pessoas físicas.

Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em dados do Banco Central, as transações via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, representando apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no período. A TED, utilizada principalmente para transferência de grandes valores, continuará em vigor.

*Com informações da Agência Brasil.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141890 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário