Tributo ao legado do jurista baiano é apresentado no filme A Voz de Ruy, o arquiteto da República

Filme documentário celebra a vida e os feitos de Ruy Barbosa, figura essencial na construção da República Federativa do Brasil.
Filme documentário celebra a vida e os feitos de Ruy Barbosa, figura essencial na construção da República Federativa do Brasil.

Nesta segunda-feira (04/03/2024), o Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, em Salvador, é palco do pré-lançamento nacional do aguardado documentário “A Voz de Ruy – O arquiteto da República”. Este evento marca o centenário da morte de Ruy Barbosa, uma das mentes mais brilhantes da história brasileira. Com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, incluindo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o documentário é uma homenagem a Ruy Barbosa, coautor da primeira Constituição republicana e figura central na defesa do federalismo, abolicionismo e direitos individuais.

O filme, dirigido por Fernanda Miranda e Pedro Sprejer, com direção geral de Belisário Franca, mergulha na vida multifacetada de Ruy Barbosa, explorando seus papéis como jornalista, político, jurista e diplomata. Com depoimentos de especialistas e imagens históricas da Cinemateca Brasileira, Fundação Casa de Rui Barbosa, e acervos da ABI, Biblioteca Nacional e Arquivo Nacional, o documentário é uma jornada reveladora pela contribuição singular de Ruy Barbosa à construção da nação.

A obra, patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, através do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural- Fazcultura, e da ACELEN, tem como objetivo não apenas entreter, mas também educar. Após a pré-estreia, o filme será levado às escolas e universidades como ferramenta educativa, buscando preservar a memória de Ruy Barbosa.

O documentário destaca não apenas a rica trajetória de Ruy, mas também a importância da preservação de acervos cinematográficos. Maurício Xavier, produtor executivo, destaca que o filme é um apelo para fortalecer a preservação da memória por meio do cinema. Além disso, o título “A Voz de Ruy” destaca a existência documental de seus escritos, conferências e discursos, sendo uma celebração da vida e da voz desse ícone brasileiro.

Ficha técnica

  • Direção Geral: Belisário Franca
  • Direção: Fernanda Miranda e Pedro Sprejer
  • Produção Executiva: Bianca Lenti, Mauricio Magalhães e Maurício Xavier
  • Ator convidado: Ricardo Bittencourt
  • Argumento e Pesquisa: Nelson Cadena
  • Roteiro: Pedro Nobrega, Fernanda Miranda e Pedro Sprejer
  • Direção de Produção: Olivia Buarque
  • Direção de fotografia: Bento Marzo
  • Técnico de Som: Filipe Gomes
  • Montagem: Tatiana Gouvea
  • Trilha sonora original: Rodrigo Lima
Gravação de cena do filme 'A voz de Ruy'.
Gravação de cena do filme ‘A voz de Ruy’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141890 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário