Presidente do Tribunal de Justiça assume interinamente Governo da Bahia; Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende governa por 10 dias

Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidente do TJBA, assumirá interinamente o cargo de governadora do Estado da Bahia no lugar de Jerônimo Rodrigues.
Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidente do TJBA, assumirá interinamente o cargo de governadora do Estado da Bahia no lugar de Jerônimo Rodrigues.

A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, será empossada como Governadora do Estado da Bahia interinamente a partir de sábado (11/05/2024). A cerimônia de posse ocorrerá às 9h no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Como Chefe do Poder Judiciário, a Desembargadora se encontra na linha sucessória para o Executivo baiano. Com a ausência do Governador Jerônimo Rodrigues, em viagem institucional na Europa por 10 dias, o Vice-Governador Geraldo Júnior, que é pré-candidato à Prefeitura de Salvador, renunciou à possibilidade de assumir o cargo. O próximo na linha sucessória, o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Adolfo Menezes, também optou por não assumir, devido à inelegibilidade de sua esposa, que concorrerá à Prefeitura de Campo Formoso, conforme previsto na Constituição Federal.

Diante disso, a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende herda o posto interinamente, assumindo um papel de grande responsabilidade no Executivo. Em suas palavras, ela expressa surpresa, responsabilidade e honra ao receber a notícia. Sua trajetória de ascensão na carreira jurídica, marcada por estudos, concursos públicos e trabalho árduo, ressalta sua mensagem de estímulo para todas as mulheres, destacando que é possível alcançar posições de destaque na sociedade com determinação e esforço.

O currículo da Presidente do TJBA reflete uma carreira sólida e diversificada no campo jurídico. Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador, ela ingressou no Tribunal de Justiça em 1984 como Juíza, exercendo funções em diversas comarcas e assumindo importantes posições, como a titularidade da 1ª Vara Especializada de Defesa do Consumidor da Comarca de Salvador. Sua atuação também se estendeu ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e a diversas comissões e grupos de trabalho no TJBA.

Destaca-se ainda sua contribuição na implantação das Salas Passivas de Videoconferência nas comarcas do Estado da Bahia, proporcionando mais de 7 mil atendimentos desde sua implementação em 2022.

A posse da Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende como Governadora interina da Bahia representa não apenas um marco histórico, mas também um exemplo inspirador de determinação e competência no serviço público.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10956 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário