Brasil lidera produção de etanol para combustível verde de aeronaves nos EUA

Produtores brasileiros saem na frente na produção de etanol para aviação sustentável nos Estados Unidos.
Produtores brasileiros saem na frente na produção de etanol para aviação sustentável nos Estados Unidos.

Os agricultores brasileiros estão prestes a colher os benefícios da inauguração da primeira planta do mundo a fabricar combustível sustentável para aeronaves a partir do etanol, localizada na Geórgia, Estados Unidos. A planta da empresa LanzaJet, que atua no desenvolvimento de combustíveis sustentáveis para aviação, irá operar principalmente com etanol de cana de açúcar importado do Brasil, proporcionando reconhecimento internacional para as fábricas brasileiras certificadas para produzir matéria-prima de combustível de aviação sustentável.

Segundo a Bloomberg, a inauguração da primeira planta mundial de fabricação de combustível sustentável para aeronaves a partir do etanol está próxima. Localizada na Geórgia, Estados Unidos, a planta da empresa LanzaJet, especializada no desenvolvimento de combustíveis sustentáveis para a aviação, vai operar principalmente com etanol de cana de açúcar importado do Brasil, apesar de ter capacidade para processar etanol de milho cultivado nos Estados Unidos. Essa novidade beneficia diretamente os agricultores brasileiros, uma vez que as maiores fábricas do país já obtiveram a certificação para produzir matéria-prima de combustível de aviação sustentável, que atende às normas internacionais e nacionais. A São Martinho, uma das primeiras fábricas beneficiadas, já recebeu as certificações necessárias e iniciou a produção de etanol de cana de açúcar de acordo com a norma SAF para exportação. O diretor-geral da empresa, Fabio Venturelli, enfatiza que é hora de o Brasil receber o devido reconhecimento pelo trabalho realizado.

A expectativa é que a companhia produza entre 13 e 15 milhões de litros de etanol para combustível verde de aeronaves nesta temporada. No entanto, os produtores brasileiros devem garantir que o etanol tenha sido fabricado com baixas emissões de carbono e não tenha contribuído para o desmatamento para serem aceitos pelas autoridades norte-americanas. Enquanto isso, nos Estados Unidos, a indústria do etanol busca nivelar o campo de jogo com os brasileiros, apoiando projetos massivos de captura e armazenamento de carbono para produzir etanol com uma pontuação de carbono baixa o suficiente para participar do projeto.

*Com informações da Sputnik News.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141694 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário