Subnotificação de acidentes de trabalho atinge 85%, alerta SAFITEBA

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho destaca a necessidade de prevenção e segurança laboral.
Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho destaca a necessidade de prevenção e segurança laboral.

No Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, o Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho do Estado da Bahia (SAFITEBA) alerta para a alarmante subnotificação de acidentes laborais, que chega a 85% no estado. A falta de investimentos na Inspeção do Trabalho e a precarização da carreira dos Auditores Fiscais são apontadas como principais causas desse cenário.

Enquanto em 2023 foram registrados 3.169 acidentes de trabalho na Bahia, com 24 óbitos, os números de 2024 apresentam uma queda drástica, com apenas 565 acidentes e 03 óbitos até 18 de abril. Essa redução é atribuída à escassez de Auditores Fiscais do Trabalho em atividade, atualmente pouco mais de 50 em todo o estado.

O vice-presidente do SAFITEBA, Mário Diniz, ressalta a crise enfrentada pela Inspeção do Trabalho e a falta de valorização da carreira pelos governos anteriores e atuais. A Pesquisa Nacional de Saúde de 2015, realizada pelo IBGE em conjunto com o Ministério da Saúde, já indicava uma subnotificação de até 85% de casos de acidentes de trabalho, dependendo do setor.

Essa falta de registros reflete na desregulamentação da proteção dos trabalhadores e na precariedade das relações laborais, especialmente em um estado com alta taxa de informalidade. O SAFITEBA reforça a necessidade de cumprimento dos compromissos firmados para a promoção de um ambiente de trabalho saudável e seguro.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141925 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário