Cultivo de coca em alta no Peru, afirma Unodc

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Segundo agência da ONU, se a tendência continuar, o país logo irá ultrapassar a Colômbia como maior produtor de coca do mundo; Colòmbia registrou queda de 16% no cultivo no ano passado.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, informou nesta terça-feira que o cultivo de coca caiu 5% nos países andinos da Bolívia, Colômbia, Equador e Peru em 2009.

Só na Colômbia a queda foi de 16% no ano passado, uma redução de quase 60% se comparada com o período de ápice registrado há uma década.

Política

Segundo o diretor-executivo do Unodc, Antonio Maria Costa, a política de controle de drogas adotada pelo governo colombiano nos últimos anos, aliada à segurança e desenvolvimento, tem gerado retorno.

O Unodc afirma que o cultivo de coca na Colômbia se tornou arriscado e menos lucrativo para o crime organizado.

As plantações estão menores, mais dispersas e menos produtivas, o que aumenta a demanda de comunidades locais para fontes alternativas legais de subsistência.

Cultivo

No Peru, o cultivo de coca continuou em crescimento pelo quarto ano consecutivo, alta de quase 7% em 2009.

De acordo com Antonio Maria Costa, se a tendência continuar, o país logo irá ultrapassar a Colômbia como maior produtor de coca do mundo.

O Unodc apresenta nesta quarta-feira o ‘Relatório Mundial sobre Drogas’, com situação global do mercado de cocaína, tráfico e fornecimento.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141789 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário