Em continuidade à sua estratégia de expansão internacional, a GfK, uma das líderes mundiais em pesquisa de mercado, assinou uma Carta de Intenções com quatro das principais emissoras de TV do Brasil – Band, Record, Rede TV! e SBT – para trazer ao país sua experiência de mais de 40 anos em Medição de Audiência.
A amostragem da GfK será mais ampla do que a hoje existente no país, incluindo transmissões por via terrestre, cabo e satélite. A medição será feita por um moderno e transparente sistema eletrônico instalado em cerca de 6.000 domicílios brasileiros.
O contrato inicial deverá ser de cinco anos, com um valor de mais de 100 milhões de dólares. Há potencial de estender a oferta do serviço para outros canais de TV, agências de publicidade e anunciantes.
“A parceria que estamos anunciando no Brasil é um passo muito estratégico para a GfK, pois permitirá a nossa entrada na América do Sul no mercado de Medição de Audiência em TV. O Brasil oferece um enorme potencial e estamos muito satisfeitos por ter assinado uma Carta de Intenções com quatro importantes emissoras para trazer nossa experiência e conhecimento do setor ao país. Esperamos que o contrato final seja assinado nas próximas semanas”, afirma Gerhard Hausruckinger, membro do Conselho de Gestão da GfK e responsável pela área Consumer Choices.
O inovador serviço de Medição de Audiência que a GfK pretende implementar no Brasil usa tecnologia de ponta que considera não apenas o conteúdo visto na hora em que é transmitido, mas também o gravado. Além disso, também inclui avaliações em tempo real e relatórios consolidados de um dia para o outro, bem como monitoramento de propaganda e spots.
O novo serviço está previsto para começar a operar no início de 2015, cobrindo as 15 principais cidades do país. A GfK é um dos maiores grupos de pesquisa do mundo, com cerca de 13 mil colaboradores em mais de 100 países. No Brasil, a empresa está presente desde 2002 no setor de pesquisa de mercado e emprega aproximadamente 300 pessoas.
Hoje, a GfK atua no segmento de medição de audiência de TV em diversos países, incluindo Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda, Líbano, Portugal e Ucrânia. A empresa também aufere a audiência de rádio em países como Austrália, Suíça, Bélgica e Holanda.
Sobre a GfK
A GfK é uma das principais empresas de pesquisa do mundo, com cerca de 13.000 especialistas trabalhando para descobrir novos insights sobre o modo de vida das pessoas vivem, pensam e compram, em mais de 100 mercados, diariamente. A GfK está constantemente inovando e utilizando as mais modernas tecnologias e as metodologias mais inteligentes para entregar a seus clientes o mais claro entendimento sobre as pessoas mais importantes do mundo: seus clientes.
Em 2012, as vendas da GfK totalizaram € 1,51 bilhão.
Seja o primeiro a comentar