Comissão da Igualdade da ALBA pauta contexto brasileiro pós abolição da escravatura

Cartaz anuncia debate 'Brasil pós-abolição da escravatura'.
Cartaz anuncia debate 'Brasil pós-abolição da escravatura'.
Cartaz do debate Brasil pós abolição da escravatura.
Cartaz anuncia debate ‘Brasil pós-abolição da escravatura’.

Este ano o Brasil completa 130 anos da assinatura da Lei Áurea. A data aponta oficialmente o fim da escravidão, mas sua eficácia em relações às condições de vida da população negra não representou socialmente a tão sonhada liberdade. O projeto abolicionista não foi seguido de um processo de inserção dos negros e negras na sociedade.

Com olhar voltado para esses aspectos do contexto brasileiro pós 13 de maio de 1988, a Comissão Especial de Promoção da Igualdade da Assembleia Legislativa (ALBA), presidida pelo deputado estadual Bira Corôa Lula da Silva (PT), convida a todos para a audiência pública ” A Lei Áurea acabou com a escravidão no Brasil?”, que acontece na próxima terça-feira (15/05/2018), na sala José Amando – ALBA -, a partir das 9h.

A mesa de discussão terá a presença do desembargador Lidivaldo Brito, que falará sobre a expansão do poder punitivo e o racismo institucional; da promotora Lívia Santana Vaz, acrescentando ao debate a perspectiva das  mulheres negras e das religiões de matrizes africanas. Completa a lista de palestrantes o professor pesquisador (UNEB) Antônio Cosme, que fará uma análise histórica das relações entre o racismo e as leis abolicionistas, e a secretária estadual de Promoção da Igualdade, Fabya Reis, cuja fala discorrerá sobre as políticas de igualdades implementadas ao longo desses 130 anos pós abolição.  Atividade é aberta ao público.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142788 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.