Conselho de Segurança debate grave situação humanitária na Síria

Menina em campo para deslocados intenos de Khair Al-Sham na Síria.
Menina em campo para deslocados intenos de Khair Al-Sham na Síria.

A grave situação humanitária na Síria está sendo tema de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, nesta segunda-feira (29/06/2020). Na reunião, o subsecretário-geral para Assuntos Humanitários, Mark Lowcock, destacou que 2,8 milhões de pessoas no noroeste precisam de auxílio urgente.

Fatores como deslocamento em massa de quase 1 milhão de sírios no início deste ano e dificuldades econômicas agravadas pelo impacto regional da Covid-19 levaram os civis do noroeste a ficar mais vulneráveis.

Sistema de saúde

Lowcock destacou que o sistema de saúde da Síria não está preparado para um surto em larga escala, horas depois de uma atualização das Nações Unidas alertando sobre o conflito agravado pelo impacto direto e indireto da pandemia.

O chefe humanitário disse que os níveis atuais de assistência prestada através da fronteira estão longe de ser suficientes. Ele lembrou que devido à grande crise humanitária no noroeste, a operação transfronteiriça precisa ser ampliada.

Lowcok alertou ao Conselho que sem estender a autorização transfronteiriça, a ONU terá de interromper a ajuda humanitária. Assim, terminariam as entregas de alimentos e o apoio aos centros de nutrição provocando “sofrimento e morte”.

A situação na Síria representa uma das maiores e mais complexas emergências humanitárias do mundo, atualmente com 11,1 milhões de necessitados. Destes, cerca de 4,7 milhões precisam de apoio de emergência.

Recursos médicos

Até agora, 26,4% dos US $ 3,4 bilhões do Plano de Resposta Humanitária de 2020 foram financiados. Para resposta ao Covid-19, somente 16,2% dos US$ 384 milhões foram colocados ao dispor das agências.

No evento, a diretora de Política e assessora sênior da ONG Médicos para Direitos Humanos, Susannah Sirkin, apontou a superlotação e a falta de recursos médicos e alimentares como fatores que tornam o nordeste mais propenso à expansão do coronavírus.

Ela alertou para um “pendente colapso” do sistema de saúde e pediu que o mundo tenha em conta o sacrífico feito por profissionais de saúde que estão em áreas afetadas pelos combates.

A representante também chamou a atenção internacional para desafios como o cansaço físico e psicológico destes trabalhadores, após nove anos de conflito. Ela pediu assistência humanitária, a abertura dos acessos e a renovação de mecanismo para o fornecimento de ajuda de Al Arabiya.

Menina em campo para deslocados intenos de Khair Al-Sham na Síria.
Menina em campo para deslocados intenos de Khair Al-Sham na Síria.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141506 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.