1ª Câmara Criminal da 2ª Turma do TJBA emite Moção de Pesar em memória do médico e professor Almério de Souza Machado

Nota de pesar emitida pela UFBA em homenagem póstuma ao médico e professor Almério de Souza Machado.
Nota de pesar emitida pela UFBA em homenagem póstuma ao médico e professor Almério de Souza Machado.

Em sessão virtual ocorrida nesta terça-feira (19/07/2022), os desembargadores membros da Primeira Câmara Criminal da 2ª Turma Julgadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) aprovaram ‘Moção de Pesar’ em memória do médico e professor Almério de Souza Machado, falecido aos 87 anos, no dia 17 de julho de 2022, em Salvador.

A iniciativa da homenagem póstuma foi do desembargador Baltazar Miranda Saraiva e contou com a adesão dos desembargadores Abelardo Paulo da Matta Neto, presidente e Pedro Augusto Costa Guerra, além das desembargadoras Rita de Cássia Machado Magalhães e Soraya Moradillo Pinto e da procuradora de Justiça Tânia Regina de Oliveira Campos, integrante do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).

A Moção de Pesar foi apresentada nos seguintes termos:

— O professor Almério de Souza Machado faleceu no dia 17 de julho de 2022, último domingo, às 23h15, aos 87 anos. Graduado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1958, Almério Machado cursou a residência médica (1958-60) na Universidade antes de especializar-se em pneumologia (1961-62) na Universidade de Pittsburgh (Pensilvânia, EUA). No retorno, ingressou em 1963 na carreira docente na Faculdade de Medicina da Bahia, onde se tornaria professor emérito em 2009. Lecionou também na Escola Bahiana de Medicina de 1980 a 2000, atuando ainda em importantes hospitais públicos e privados, com destaque para as Obras Sociais Irmã Dulce, de 1970 a 2002.

— Como pesquisador, Almério Machado tornou-se referência na área de pneumologia, com diversos artigos publicados. Foi sócio fundador das sociedades brasileira e baiana de pneumologia (desde 1974) e membro de diversas associações médicas, como Academia de Medicina da Bahia (membro emérito), Associação Médica Brasileira, Sociedade Brasileira de Cancerologia e Sociedade Brasileira de Clínica Médica, de cuja sessão regional baiana foi presidente. Pessoa bastante conhecida e respeitada por sua conduta de dedicação à família e a comunidade.

— Sua ausência deixa desolados seus familiares, amigos e conhecidos, nos deixando como exemplo seu modelo de vida enquanto cidadão de bem, homem de fé e alicerce moral dos seus descendentes. Sua morte enluta não somente seus familiares e amigos, mas toda a sociedade, que lamenta a perda de um cidadão exemplar na honestidade, no caráter e na honra.

— A cerimônia de cremação aconteceu no Jardim da Saudade, em Salvador, no dia 18 de julho, às 15h. A Sociedade de Pneumologia da Bahia (SPBA), o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e a Universidade Federal da Bahia – UFBA também lamentaram o falecimento do médico e professor emérito da UFBA Almério de Souza Machado.

— Enlutada, a Primeira Câmara Criminal – 2ª Turma se solidariza aos seus filhos, netos, demais familiares, amigos e admiradores do professor Almério Machado, em especial aos ex-diretores Adelmir de Souza Machado, do Instituto de Ciências da Saúde, e Carolina de Souza Machado, da Escola de Enfermagem, sobrinhos do professor.

— “Ele agora pode descansar em paz junto dos nossos entes queridos que também estão conosco em outro nível de vínculo”, escreveu a família. Que seja dado conhecimento da presente Moção à sua família, enviando-lhe esta singela homenagem em nome do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Aprovada à unanimidade, o desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, presidente da Primeira Câmara Criminal da 2ª Turma, determinou que a Moção de Pesar fosse comunicada à família enlutada, bem como cópia da publicação no Diário da Justiça.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 11043 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.