Liz Truss assume como primeira-ministra do Reino Unido prometendo crescimento econômico, atenção à energia e à saúde

A recém-eleita primeira-ministra, Liz Truss, chega ao número 10 da Downing Street após uma audiência com Sua Majestade a Rainha Elizabeth II em Balmoral, Escócia.
A recém-eleita primeira-ministra, Liz Truss, chega ao número 10 da Downing Street após uma audiência com Sua Majestade a Rainha Elizabeth II em Balmoral, Escócia.

Eleita à frente do Partido Conservador no Reino Unido, Liz Truss foi recebida nesta terça-feira (06/09/2022), ao meio-dia, pela rainha Elizabeth II para ser nomeada primeira-ministra. Pouco antes, Boris Johnson havia apresentado a sua renúncia à soberana. Em seu primeiro discurso à nação, a nova premiê britânica elencou suas prioridades de governo.

Johnson chegou à residência de verão da soberana em Balmoral, na Escócia, como primeiro-ministro britânico e saiu de lá como deputado.

Imagens da audiência com Truss mostram a rainha com uma bengala, vestindo uma saia xadrez e cardigã, apertando a mão da premiê. A rainha convidou a nova líder do partido conservador a formar o próximo gabinete, como manda a tradição.

Normalmente, a rainha recebe os primeiros-ministros no Palácio de Buckingham, mas a soberana não quis deixar sua residência de férias na Escócia e viajar para Londres por questões de saúde. Uma viagem de 800 km que Boris Johnson e Liz Truss tiveram de fazer, em dois aviões separados.

O clima complicou a logística, já que a chuva e um nevoeiro fizeram com que o avião de Liz Truss levasse quase meia hora para pousar.

Mais tarde, dirigindo-se à nação, em seu primeiro discurso em Downing Street, após uma forte chuva no centro de Londres, a nova primeira-ministra prometeu “superar a tempestade” da crise econômica, em um país confrontado à elevação do custo de vida. Truss prometeu ações já nesta semana para combater o aumento das contas de energia e garantir o abastecimento, em razão da guerra “terrível” da Rússia na Ucrânia.

Ela também listou três prioridades de seu governo: economia, energia e saúde. “Não devemos ser intimidados pelos desafios que enfrentamos”, enfatizou Truss. “Por mais forte que seja a tempestade, sei que o povo britânico é mais forte. (…) Estou confiante de que juntos podemos enfrentar o mau tempo e reconstruir nossa economia”, prometeu.

Liz Truss reiterou suas promessas de um “plano ousado” de cortes de impostos e de agir para ajudar as famílias em dificuldade para pagar as contas de energia. Segundo a mídia britânica, ela deve anunciar, na quinta-feira, um plano para congelar os preços da eletricidade e do gás, que devem aumentar em 80%, em outubro.

Truss disse querer “defender a liberdade e a democracia em todo o mundo, com os aliados” do Reino Unido.

Na segunda-feira (6), ao ser escolhida, Truss prometeu governar como uma conservadora, “de colocar em prática um plano audacioso para reduzir impostos e promover crescimento econômico” e de vencer os trabalhistas nas eleições legislativas previstas para o início de 2025.

Depois de uma campanha à direita, baseada na promessa de redução de impostos, a terceira chefe de governo britânica, depois de Margaret Thatcher (1979-1990) e Theresa May (2016-2019), tomou posse em meio a uma emergência econômica devido à queda histórica do poder aquisitivo dos britânicos.

Nesta quarta-feira (7), Liz Truss enfrentará o líder da oposição, Keir Starmer, durante uma sessão de perguntas e respostas no Parlamento. Ela deverá nomear os principais ministros de sua equipe à noite e na manhã de quarta-feira.

Os jornais ingleses desta terça-feira apostavam que o estado de graça da nova primeira-ministra duraria pouco, até que a difícil realidade se imponha. O Guardian destacava que Liz Truss “herda uma economia britânica de joelhos: à beira de entrar em recessão, com inflação em mais de 10% e famílias britânicas à beira de um colapso nervoso, enquanto as contas de energia aumentam”.

Johnson se despede

No início da manhã, Boris Johnson fez um último e breve discurso, em frente ao número 10 de Downing Street, residência oficial do premiê. “Acabou, gente”, disse Johson acompanhado de sua esposa. “Obrigado a todos por terem vindo tão cedo esta manhã. O bastão será finalmente passado para um novo líder conservador. Por esta porta preta brilhante, um novo primeiro-ministro passará em breve e conhecerá uma equipe fantástica”, concluiu.

Boris Johnson recordou o balanço de seu governo: o Brexit, a campanha de vacinação contra a Covid-19, o empenho na Ucrânia, o número recorde de cadeiras conservadoras conquistadas nas últimas eleições legislativas. Mas manteve a dúvida sobre o seu futuro político. “Deixe-me dizer que sou como um foguete transportador, que cumpriu a sua missão. Agora vou retornar lentamente à atmosfera e cair, fora de vista, em um canto escuro e remoto do Pacífico”, declarou.

O político que liderou o Reino Unido por mais de três anos deve, agora, recuperar a sua cadeira como deputado no Parlamento, nesta quarta-feira (7). Johnson pediu ao Partido Conservador que “esqueça a política” e que se una a Liz Truss.

Biden envia parabéns

O presidente americano, Joe Biden, enviou seus parabéns nesta terça-feira a Liz Truss. O democrata disse que Washington e Londres continuariam a sua cooperação em questões internacionais, incluindo o conflito na Ucrânia. “Espero fortalecer a relação especial que existe entre os nossos dois países e cooperar estreitamente nos desafios dos mercados mundiais, em particular no apoio à Ucrânia para que ela possa se defender contra a agressão russa”, escreveu Joe Biden, em uma mensagem postada no Twitter.

Eleição britânica está “longe de ser democrática”, diz presidente Vladimir Putin; Apenas os filiados do Partido Conservador puderam votar no pleito que elegeu Liz Truss

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira (07/09/2022) que a forma como o Reino Unido escolhe seus primeiros-ministros está “longe de ser democrática”. Tradicionalmente, o premiê britânico é o líder da legenda que detém a maioria no Parlamento.

O Partido Conservador está no poder desde 2010 e tem maioria absoluta no órgão desde 2015. Com a renúncia de Boris Johnson no começo de julho, a legenda iniciou o processo para escolha de seu novo líder. Só os filiados da sigla puderam votar –172 mil pessoas. O resultado da votação foi anunciado na 2ª feira. Liz Truss venceu o pleito e, na 3ª feira (6.set), assumiu o cargo de primeira-ministra britânica.

“O povo da Grã-Bretanha não participa, neste caso, da mudança de governo. As elites dominantes de lá têm seus arranjos”, disse Putin em fórum econômico em Vladivostok, citado pela Reuters.

Ao ser questionado sobre as perspectivas de estreitar laços com o Reino Unido, o líder russo respondeu conhecer “a posição dos conservadores” e afirmou ser “da conta deles construir relações” com a Rússia.

“Nosso negócio é defender nossos próprios interesses e faremos isso de forma consistente, que ninguém tenha dúvidas sobre isso”, declarou Putin.

*Com informações da RFI e Poder360.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141875 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.