Salvador: Mostra das Oficinas Artísticas celebra fim de ano letivo com espetáculos, cenas e performances no ‘Barracão das Artes’

Barracão das Artes realiza um trabalho contínuo de formação, difusão, criação e produção artística através do seu Núcleo de Teatro e Artes Integradas desde o início de 2011.
Barracão das Artes realiza um trabalho contínuo de formação, difusão, criação e produção artística através do seu Núcleo de Teatro e Artes Integradas desde o início de 2011.

O Barracão das Artes celebra o sucesso de seu ano letivo e no dia 16 de dezembro de 2022, coloca em cena a “Mostra das Oficinas Artísticas Barracão das Artes”, com espetáculos, cenas e performances resultantes das aulas ministradas em 2022. A mostra acontece a partir das 18 horas, no Cine Teatro Solar Boa Vista, em Salvador, com ingressos “pague quanto puder”.

O Barracão das Artes realiza um trabalho contínuo de formação, difusão, criação e produção artística através do seu Núcleo de Teatro e Artes Integradas desde o início de 2011. A ocupação cultural é um espaço de fusão de linguagens – filosofia, teatro, dança, artes circenses, performance, artes plásticas, moda e música e é também a Casa do Bando de Teatro Sem Nome, do Núcleo de Teatro Físico Poético Ritual e de muitos outros artistas e criadores das artes da cena soteropolitana, baiana e brasileira.

Fábio Viana, diretor de teatro e artista-educador, diretor do Barracão das Artes e do Núcleo das oficinas afirma que ao utilizar como base o Construtivismo, os instrutores e arte-educadores da instituição valorizam o aluno como ser sempre ativo na construção do seu processo cênico, corporal, de criação vocal ou das artes circenses. “Isso gera uma interação muito grande e enriquecedora entre professores e alunos participantes”, revela ele.

Programação

Na programação da mostra estão previstas as apresentações da Colagem de Cenas Narrativas Coletivas da Oficina de Artes Circenses, que foi construída a partir das experiências dos participantes com tecido aéreo, trapézio, lira e acrobacias. Cada participante, através das aulas e treinamentos, utilizando-se de técnicas com a orientação da arte educador e instrutor, elaborou e desenvolveu, partir de sua individualidade, movimentos poéticos tendo o corpo como instrumento em seu contato com os elementos circenses aéreos.

A mostra da Oficina de Teatro foi construída a partir dos exercícios, improvisações e laboratórios criativos com os participantes. Temas foram sugeridos pelas artes educadoras/instrutoras buscando sensibilizar cada participante para o universo abordado em cima dos temas sugeridos.

A Mostra de Canto é resultado das aulas de canto, percepção, apreciação e sensibilização musical. A arte educadora praticou com os participantes exercícios técnicos, de expressão vocal, respiração, afinação, buscando harmonizar as vozes e aptidões de cada participante para o trabalho construído de canto coral. Um belo repertório foi definido a partir da experimentação de músicas durante as aulas.

A Mostra de Dança apresenta seu resultado através do intenso processo com exercícios técnicos, de expressão corporal, movimento e espaço. Foi criada uma coreografia como resultado experienciado por cada participante em sua busca pela compreensão de suas possibilidades corporais expressivas.

Quem faz Arte

Integram o grupo de artistas e instrutores das oficinas: Fernando Konday (técnico de luz e som, arte educador, mobilizador social e técnico geral do Barracão das Artes)  Jerusa Deró (atriz, bailarina, arte educadora e instrutora de teatro físico e dança), Jorge Silva (coreógrafo, bailarino, arte educador e professor de dança afro, moderna e contemporânea), Lucas Gomes (ator, bailarino, capoeirista, instrutor de técnica corporal e expressão do movimento), Wellington Reis (instrutor e coreógrafo de contact improvisacion e dança contemporânea), Ariane Reis (educadora musical, instrutora de canto e canto coral, regente coral), Alexis Ayala (artista circense, técnicas para tecidos aéreo, lira e acrobacias).

Ensaios Abertos

Nos dias 10 e 13 de dezembro, serão realizados os “Ensaios Abertos” do espetáculo cênico musical “A Primavera do Presente”, no Forte do Barbalho, como parte das celebrações. Os ensaios abertos são uma mostra ao público do processo criativo do espetáculo que está em fase de criação e é uma fusão das linguagens artísticas do teatro, dança, música e canto, artes circenses e moda.

Um diálogo poético intenso, vibrante, sensível e tocante que fala da Terra Mãe como personagem e organismo vivo interagindo com personagens mitos. Um desfile de imagens contínuas em movimento que falam através das personagens de Amor, Liberdade, Natureza e exaltação à Vida após tantas perdas e tragédias. O roteiro é inspirado em autores, filósofos e poetas como Jorge Mautner, Rimbaud, Roberto Piva, Nietzsche, Glauber Rocha, dentre outros.

O espetáculo “A Primavera do Presente”  tem direção e transcriação de textos de Fábio Viana, assistência de direção de  Zitta Carmo e Jerusa Deró e elenco do Núcleo de Teatro Físico poético Barracão das Artes ; preparação, técnica e expressão corporal de  Wellington Reis, Jorge Silva e Jerusa Deró; artes circenses e treinamento de aéreos de Alexis Ayala; produção de Weyvans Tayllon; operação e montagem de luz e som de  Fernando Konday; e figurinos, adereços e elementos cênicos de Raul Willian e Weyvans Tayllon.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142767 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.