Sete momentos inesquecíveis da Copa do Mundo do Qatar

Arábia Saudita surpreendeu a Argentina e venceu de virada na Copa.
Arábia Saudita surpreendeu a Argentina e venceu de virada na Copa.

Da heroica vitória da Arábia Saudita à surpresa da Coreia do Sul, reviva sete momentos inesquecíveis do último Mundial.

Al-Dawsari surpreende a Argentina

La Albiceleste ergueu a Copa do Mundo FIFA, mas teve um momento complicado em sua estreia na competição. Apesar de abrir o placar contra a Arábia Saudita, eles não conseguiram garantir a vitória e sofreram a virada para o time de Herve Renard.

Com três minutos de segundo tempo, saiu o gol de empate. Na sequência, Salem Al-Dawsari carregou, driblou e bateu sem chances para o goleiro, virando o jogo e dando à nação árabe uma grande vitória, que acabaria despertando a máqina vitoriosa de Lionel Scaloni.

O primeiro gol do Qatar na Copa do Mundo

Para o país-sede, assim como para tantas outras nações, esta Copa do Mundo foi de grandes marcas e conquistas históricas dentro e fora de campo. Mas uma das mais significativas veio na segunda partida do Qatar no Grupo A, contra Senegal.

A equipe de Félix Sanchez saiu atrás no placar e chegou a estar perdendo por 2 a 0, mas conseguiu um momento para a história aos 33 minutos do segundo tempo. Abdelkarim Hassan encontrou Isameel Mohammad, que dominou bem e cruzoou para Mohammed Muntari. De cabeça, ele marcou o primeiro gol do Qatar na história da Copa do Mundo.

Déjà vu para o Japão

Na estreia no Grupo E, o Japão conseguiu uma virada no segundo tempo contra a Aelamanha. Os comandados de Hajime Moriyasu golpearam com dois gols rápidos para derrubar os alemães – exatamente o que também fizeram contra a Espanha.

O gol de Ritsu Doan, aos três minutos do segundo tempo, foi uma recompensa para um time que se recusou a desistir após Alvaro Morata abrir o placar. Apenas três minutos depois, Kirou Mitoma evitou a saída de uma bola que parecia destinada a se perder pela linha de fundo e cruzou. Ao Tanaka apareceru e fez o gol da vitória. O resultado garantiu ao Japão o primeiro lugar, eliminado a Alemanha ainda na fase de grupos.

Hwang marca gol heroico para a Coreia do Sul

Com pouco mais de 25 minutos de jogo, a Coreia do Sul estava atrás no placar para Portugal. Era a rodada final do Grupo H, e o resultado colocava os “Tigres Asiáticos” na lanterna da chave, precisando de uma virada de chave para mudar sua situação. A sua luta começou quando Kim Younggwon aproveitou a sobra de bola dentro da área.

Naquele momento, o Uruguai vencia por 2 a 0. A Coreia precisava de mais um gol – e torcer para que a “Celeste Olímpica” não marcasse também diante de Gana. Os africanos resistiram, e Son Heungmin encontrou Hwang Heechan, que fez um dramático gol nos acréscimos.

O Uruguai não conseguiu marcar de novo, enquanto os sul-coreanos assistiam de seus celulares no gramado. Mesmo sem lider um placar por um minuto sequer do tempo regulamentar, a Coreia do Sul estava classificada pela menor margem possível.

Weghorst e a melhor jogada ensaiada da Copa

Quando Wout Weghorst entrou em campo, a Holanda encarava a chance de eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo. A Argentina vencia por 2 a 0, e os homens de Louis van Gaal precisavam de uma dose de inspiração para voltar ao jogo.

O grandalhão diminui a vantagem com uma boa cabeçada, antes de concluir um plano que ninguém imaginava aos 55 minutos do segundo tempo.

Teun Koopmeiners se apresentou para bater uma falta na entrada da área e enganou todo mundo ao tocar a bola para Weghorst. Ele dominou a bola e bateu como conseguiu, vencendo o goleiro Emi Martínez e marcando o mais dramático dos gols de empate, levando o jogo para a prorrogação.

Marrocos se torna o primeiro africano a chegar às semifinais

Antes da Copa do Mundo do Qatar, nenhuma equipe africana havia ido além das quartas de final de uma Copa do Mundo. O Marrocos chegou para reescrever essa história, liderando o Grupo F de maneira invicta antes de superar a Espanha nas oitavas.

O sonho continuou contra Portugal. O gol de Youssef En-Nesyri, aos 42 minutos do primeiro tempo, deu aos “Leões de Atlas” uma liderança que seria protegida até o fim da partida. O triunfo por 1 a 0 foi suficiente para levar o Marrocos à semifinal.

O duelo histórico contra a França na semifinal acabou com vitória de Les Bleus, mas o Marrocos assegurou seu lugar na história da Copa do Mundo, com o melhor resultado de uma seleção do continente africano em todas as edições do Mundial.

Messi e Mbappe fazem duelo épico na final

Lionel Messi e Kylian Mbappe desfrutaram de uma grande Copa do Mundo. Na final, os dois fizeram uma disputa individual pelo título e pela Chuteira de Ouro adidas. Mas só um poderia sair de campo vencedor.

Messi deu o primeiro golpe, com seu gol de pênalti aos 23 minutos, antes de iniciar a jogada do gol marcado por Ángel Di María.

Para não ser ofuscado, Mbappe aprontou das suas também. Com 10 minutos para o fim, anotou um gol de pênalti para diminuir a vantagem dos argentinos. Pouco mais de 60 segundos depois, ele empatou o jogo com um belo chute de primeira para levar o jogo para a prorrogação.

Lionel então surgiu novamente, marcando um gol aos 3 minutos do segundo tempo extra, que parecia definir o título para a Argentina. Mas Mbappe novamente eixou tudo igual, com mais um gol de pênalti. A dupla, então, converteu suas cobranças na disputa da marca da cal, mas dois erros da França ajudaram a Aregntina a alcançar o seu primeiro título mundial desde 1986, com uma das mais emocionantes vitórias na história das Copas.

*Com informações da FIFA.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142750 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.