Assembleia Geral elege novos membros rotativos do Conselho de Segurança

Argélia, Guiana, Coreia do Sul, Serra Leoa e Eslovênia assumem assentos em 1º de janeiro de 2024.
Argélia, Guiana, Coreia do Sul, Serra Leoa e Eslovênia assumem assentos em 1º de janeiro de 2024.

A Assembleia Geral da ONU elegeu os cinco membros não permanentes do Conselho de Segurança para o próximo biênio. Argélia, Guiana, Coreia do Sul, Serra Leoa e Eslovênia assumirão seus assentos em 1º de janeiro de 2024.

A Guiana ocupará uma cadeira reservada ao grupo América Latina e Caribe, que até 31 de dezembro de 2023 está com o Brasil.

Europa Oriental

Seis países concorreram aos seis lugares disponíveis, mas na Europa Oriental, havia dois candidatos para apenas uma cadeira: Eslovênia e Belarus, mas a Eslovênia foi eleita com 153 votos.

Os membros rotativos do Conselho de Segurança são indicados por grupos regionais por um período de dois anos. Após a votação deste 6 de junho, deverão deixar o órgão no final do ano: Gabão, Gana, Emirados Árabes Unidos, Albânia e Brasil.

Já Equador, Japão Malta, Moçambique e Suíça seguem com seus mandatos não permanentes até o fim de 2024.

Composição do Conselho de Segurança

O Conselho de Segurança é composto por 15 países-membros. Deste total, cinco têm assento permanente: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. Todos os permanentes têm poder de veto.

O resto do órgão é formado por 10 membros não permanentes. A cada ano, cinco novos países são eleitos para compor o Conselho, que é a instância da ONU responsável pela manutenção da paz e segurança internacionais.

*Com informações da ONU News.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141887 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário