Ministro Luis Roberto Barroso rejeita solicitação para remover Alexandre de Moraes de inquérito sobre golpe de Estado

Pedido da defesa de Bolsonaro para afastar ministro Alexandre de Moraes do inquérito sobre tentativa de golpe é negado pelo presidente do STF, Luis Roberto Barroso.
Pedido da defesa de Bolsonaro para afastar ministro Alexandre de Moraes do inquérito sobre tentativa de golpe é negado pelo presidente do STF, Luis Roberto Barroso.

Na noite de terça-feira (20/02/2024), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luis Roberto Barroso, rejeitou o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para que o ministro Alexandre de Moraes fosse retirado da condução do inquérito sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. Barroso afirmou que o pedido dos advogados foi considerado “deficiente”, pois não apresentou uma demonstração clara das causas justificadoras para o impedimento de Moraes, resultando no arquivamento da solicitação.

A defesa de Bolsonaro argumentou, em petição protocolada uma semana antes, que Moraes não poderia atuar no caso, pois é mencionado nas investigações como alvo dos supostos golpistas. Alegaram que o ministro não poderia ser simultaneamente interessado e juiz do caso, especialmente por ser alvo das ações descritas no inquérito. No entanto, Barroso considerou o argumento insuficiente, afirmando que os fatos narrados na petição inicial não caracterizam as situações legais que impossibilitariam o exercício da jurisdição por parte de Moraes.

Além disso, na mesma noite, Moraes negou um pedido da defesa de Bolsonaro para que ele fosse dispensado de comparecer a um depoimento na Polícia Federal, marcado para a tarde da quinta-feira (22). As investigações da Operação Tempus Veritatis apontam para um suposto planejamento de um golpe de Estado por Bolsonaro e seus aliados após a eleição de 2022. Paralelamente, Barroso também rejeitou 191 pedidos semelhantes para afastar Moraes da relatoria dos inquéritos sobre os atos de 8 de janeiro de 2023, quando houve invasão e depredação da sede dos Três Poderes em Brasília, argumentando que nenhum deles demonstrou de forma clara e objetiva o interesse direto de Moraes nos casos.

*Com informações da Agência Brasil.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141824 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário