Operação interagência Responsio desarticula organizações criminosas em Salvador

Operação conjunta resulta na apreensão de armas, drogas e prisão de membros de facções criminosas na Valéria, em Salvador.
Operação conjunta resulta na apreensão de armas, drogas e prisão de membros de facções criminosas na Valéria, em Salvador.

Na manhã desta segunda-feira (04/03/2024), a Polícia Civil, por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), deflagrou a operação interagência Responsio no bairro da Valéria. Os esforços visam cumprir mandados judiciais contra integrantes de organizações criminosas envolvidos no confronto que resultou na morte do policial federal Lucas Caribé. A ação resultou na apreensão de dois fuzis, drogas e veículos roubados, além de desarticular acampamentos utilizados para armazenar drogas. Um dos alvos resistiu à prisão, sendo atingido durante confronto com os policiais.

O secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou a complexidade da operação, que contou com a participação da Polícia Federal, incluindo aeronaves e carros blindados.

“O resultado disso foi o alcance de uma liderança importante de uma facção da Bahia, responsável por muitos crimes violentos, não só na área de atuação hoje, mas no estado como um todo. É mais um trabalho de inteligência que direciona, cada vez mais, o nosso policiamento e, também, a integração entre as forças de segurança, utilizando os altos investimentos que o Governo do Estado vem fazendo na segurança pública. Nós conseguimos diminuir os principais índices criminais, os crimes contra o patrimônio, os crimes violentos contra a vida, aumentando o número de pessoas presas em mais de 6%, já são quase mil pessoas presas este ano, aumentando o número de armas apreendidas também, com mais de 10% em relação a isso”, detalhou.

A delegada-geral da PC, Heloísa Brito, ressaltou o planejamento exaustivo para garantir a segurança da comunidade da Valéria.

O comandante do Graer, tenente-coronel Wolney, explicou a participação do grupamento na operação, enfatizando o uso de tecnologia para melhorar a visibilidade em solo.

“O Graer é uma unidade da Polícia Militar da Bahia. Dia ou noite, pode ser empregado, com helicópteros, aviões e drones. Essas aeronaves têm equipamentos especiais, como câmeras termais. Eles têm faróis de busca, conseguem melhorar a visão do policial em solo. Então, o Graer é uma plataforma de observação, que vem a se tornar os olhos do policial militar ou do policial civil ou federal que estiver ajudando, apoiando lá do alto. E, aí, conseguimos identificar melhor os suspeitos e os locais onde têm material guardado”, afirmou.

O delegado da Polícia Federal, Rodrigo Andrade, destacou a integração entre as forças policiais na troca de informações e combate às facções criminosas.

“Podemos falar que, hoje, temos uma total integração entre as forças policiais, com troca de informações para a inteligência, para discutir quais são as facções que estão dominando determinados territórios, com uma maior periculosidade e gravidade”, concluiu.

A Operação Responsio contou com a colaboração de diversos departamentos especializados e forças de segurança, demonstrando a determinação em combater o crime organizado na região da Valéria.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142249 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário