Polícia Federal efetua prisão em Feira de Santana decorrente da Operação El Patron; Indivíduo era foragido e atuava como assessor de deputado na ALBA

Ação conjunta entre Polícia Federal e FORCE-COGER-SSP Bahia resulta na prisão de membro-chave de organização criminosa investigada na Operação El Patron.
Ação conjunta entre Polícia Federal e FORCE-COGER-SSP Bahia resulta na prisão de membro-chave de organização criminosa investigada na Operação El Patron.

Na tarde desta quarta-feira (06/03/2024), a Polícia Federal em conjunto com a FORCE-COGER-SSP/BA realizou o cumprimento de mandado de prisão preventiva na cidade de Feira de Santana, Estado da Bahia. A ação culminou na detenção de B. B. F., 43 anos, indivíduo que se encontrava foragido desde a deflagração da “Operação El Patron” em 7 de dezembro de 2023. A informação foi repassada pela Polícia Federal (PF) para o Jornal Grande Bahia (JGB).

Conduzida pela Polícia Federal, FORCE-COGER-SSP/BA, GAECO e Receita Federal, a “Operação El Patron” teve como alvo uma organização criminosa especializada em lavagem de capitais provenientes de atividades ilícitas, tais como jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada. Além disso, os suspeitos vinculavam-se a atividades milicianas e eram, em tese, liderados por um deputado estadual da Bahia.

A busca pelo paradeiro do investigado, assessor do líder da organização criminosa, perdurou desde a deflagração da operação. Mesmo com pedidos de soltura indeferidos pelo Tribunal de Justiça da Bahia e Superior Tribunal de Justiça (STJ), as autoridades conseguiram localizá-lo na tarde de hoje, na avenida Noide Cerqueira, em Feira de Santana.

O detido, identificado como um dos operadores financeiros da organização criminosa, é acusado de utilizar métodos para dissimular a origem ilícita dos valores provenientes das atividades ilícitas perpetradas pelo grupo. Em sua conta bancária, recebia vultosas quantias transferidas pelos demais indiciados, adotando condutas com o intuito de ocultar a procedência criminosa dos recursos. Vale destacar que o indivíduo detido ocupava posição de grande confiança junto ao líder da organização criminosa, exercendo cargo de confiança em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA).

O mandado de prisão preventiva, expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana, resultou na apreensão de um aparelho celular em posse do investigado. Este dispositivo será submetido à perícia com o objetivo de verificar a ocorrência de possíveis crimes associados.

Leia +

PMs da Bahia presos na Operação El Patron são transferidos para presídio federal no Mato Grosso; Trio movimentou quase R$ 15 milhões, diz MPBA

Tudo sobre a Operação El Patron e a ação judicial que teve como alvo suposta milícia liderada pelo deputado estadual da Bahia Binho Galinha

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10956 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário