PT Bahia celebra 44 anos com homenagens à militância e compromisso com a democracia; Evento na ALBA marca aniversário da legenda trabalhista 

Sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia marca aniversário do PT e reafirma compromisso com a luta pela democracia e defesa dos direitos populares.
Sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia marca aniversário do PT e reafirma compromisso com a luta pela democracia e defesa dos direitos populares.

O Partido dos Trabalhadores da Bahia celebrou nesta quinta-feira (14/03/2024) seus 44 anos de existência em uma sessão especial realizada na Assembleia Legislativa do estado. O evento contou com a presença de dirigentes, incluindo o presidente Éden Valadares, o senador Jaques Wagner, parlamentares, prefeitos, secretários de Estado e representantes de movimentos sociais. Durante a cerimônia, o partido reafirmou seu compromisso histórico com a luta pela democracia e a defesa dos direitos da classe trabalhadora e da população em geral, destacando a importância fundamental da militância petista, considerada como o maior patrimônio do partido.

Em discurso, o senador Jaques Wagner saudou a militância, ressaltando a determinação e o sacrifício de muitos companheiros ao longo dos anos. Ele destacou as lutas do partido, desde sua fundação em 1980, incluindo a luta contra a fome e pela democracia, e enfatizou a importância de enfrentar os novos desafios e abrir espaço para a renovação dentro do partido. Wagner também reafirmou a resistência do PT diante das adversidades, citando o presidente Lula e sua frase emblemática sobre dignidade e liberdade.

“Saudar principalmente a nossa militância. Esse partido fundado há 44 anos, em fevereiro de 1980, ele não seria o que é hoje se não fosse a crença, a fé, a determinação e o sacrifício até de muitos companheiros e companheiras”, disse Wagner, que cumprimentou as mulheres da militância pelo mês de luta feminina, disse ter muito orgulho da construção do PT, das suas lutas, inclusive contra a fome e pela democracia, e destacou a importância de conhecer os novos desafios e de abrir espaços para a renovação. “Esse partido, que é o mais querido do Brasil, perseguido, vilipendiado, afrontando na figura do Lula, mas nunca arriamos a cabeça. O Lula diz uma coisa que eu acho importante a gente ter em mente: ‘Eu não troco a minha dignidade pela minha liberdade'”, afirmou o senador.

O presidente Éden Valadares enfatizou a trajetória do PT como um partido democrático por excelência, comprometido com os valores democráticos e a emancipação da classe trabalhadora.

“Democrático por essência não apenas na sua forma de organização interna, mas no compromisso com os valores democráticos como forma de construir um novo mundo; em defesa da emancipação da classe trabalhadora, que visa elevar o grau de mobilização, organização e consciência das massas; em busca do fortalecimento dos setores populares”, afirmou Éden Valadares

Ele destacou as conquistas do partido, tanto a nível nacional quanto estadual, ressaltando a transformação democrática e os avanços alcançados em áreas como saúde, educação e infraestrutura. Valadares também mencionou o “Modo Petista de Governar” como uma marca registrada do partido.

A deputada Fátima Nunes, líder da bancada do PT na Alba, instigou os presentes a continuarem mobilizados e organizados na luta por uma sociedade justa e soberana, especialmente diante da ascensão da extrema-direita.

A deputada Neusa Cadore destacou a diversidade e vigor dos movimentos sociais representados pelo PT, enquanto a secretária de Mulheres do PT Bahia, Liliane Oliveira, reforçou o compromisso do partido com a promoção de candidaturas feministas competitivas nas próximas eleições.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141824 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário