Rússia denuncia que perseguição a Assange prejudica a integridade do jornalismo

Tribunal britânico adia extradição de Julian Assange para os Estados Unidos.
Tribunal britânico adia extradição de Julian Assange para os Estados Unidos.

Nesta terça-feira (26/03/2024), um tribunal britânico decidiu adiar a extradição do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, para os Estados Unidos, uma ação que, segundo a Rússia, representa uma grave ameaça à instituição do jornalismo e à liberdade de expressão. A decisão do Supremo Tribunal de Londres de permitir que Assange continue a recorrer da extradição é vista como um sinal de esperança para a liberdade de informação. Especialistas e organizações internacionais alertam que a extradição de Assange abriria um precedente perigoso e colocaria em risco a segurança de jornalistas em todo o mundo.

O tribunal britânico decidiu a favor de Assange, permitindo que ele continue a recorrer da sua extradição para os Estados Unidos, e marcou a próxima audiência para 20 de maio. A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, destacou que a perseguição prolongada a Assange mina a integridade do jornalismo e dos meios de comunicação independentes, violando os princípios fundamentais da liberdade de expressão e dos direitos humanos. A Federação Nacional da Imprensa Italiana (FNSI) e especialistas da ONU também expressaram preocupação, afirmando que a extradição de Assange teria um impacto devastador na liberdade de imprensa em todo o mundo.

*Com informações da Sputnik News.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141887 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário