Bandeira tarifária verde: Consumidores de energia terão alívio nas contas em maio de 2024, indica ANEEL

A decisão da Aneel mantém a bandeira verde, sem custo extra nas contas de luz, devido às condições favoráveis de geração de energia.
A decisão da Aneel mantém a bandeira verde, sem custo extra nas contas de luz, devido às condições favoráveis de geração de energia.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26/04/2024) que a bandeira tarifária para o mês de maio permanecerá verde. Isso significa que os consumidores não terão custo adicional nas suas contas de luz durante este período.

Segundo a agência, as condições favoráveis de geração de energia no país justificam a manutenção da bandeira verde até o final do ano. O Brasil está há 25 meses consecutivos sob a bandeira verde, um cenário que contrasta com a escassez hídrica enfrentada entre setembro de 2021 e meados de abril de 2022.

As bandeiras tarifárias foram criadas pela Aneel em 2015 como um meio de refletir os custos variáveis da geração de energia elétrica. Elas são divididas em níveis e indicam o custo para o Sistema Interligado Nacional gerar energia para residências, comércios e indústrias.

Quando a bandeira verde está em vigor, não há acréscimos na conta de luz. Já as bandeiras vermelha ou amarela implicam em acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Em março, a Aneel aprovou uma redução nos valores das bandeiras, motivada pelo cenário hidrológico favorável e pela grande oferta de energia renovável no país. A decisão resultou em uma redução de quase 37% no valor da bandeira amarela e reduções significativas nos patamares da bandeira vermelha, proporcionando um alívio financeiro para os consumidores.

*Com informações da Agência Brasil.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141823 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário