Historiador alerta para persistência da violência de Estado na democracia brasileira

Lucas Pedretti destaca a continuidade da violência de Estado na sociedade brasileira.
Lucas Pedretti destaca a continuidade da violência de Estado na sociedade brasileira.

O historiador e sociólogo Lucas Pedretti lança um alerta sobre a persistência da violência de Estado na democracia brasileira, destacando que a violência política e urbana são sintomas de um problema estrutural enraizado na sociedade. Em seu novo livro “A transição inacabada: violência de Estado e direitos humanos na redemocratização”, ele expõe como a violência estatal afeta diferentes grupos sociais ao longo da história do Brasil.

Ao longo de entrevista à Agência Brasil, Pedretti aborda a violência contra indígenas, camponeses e a população negra, evidenciando que a democracia brasileira tolera e perpetua essas práticas. Ele questiona por que algumas violações de direitos humanos recebem mais atenção e mobilização do que outras, destacando a necessidade de reconhecimento e reparação para todas as vítimas da violência de Estado.

O autor também aponta para a continuidade das práticas autoritárias da ditadura militar na atuação das forças policiais atualmente, ressaltando a impunidade e a autonomia dessas instituições como fatores que contribuem para a violência urbana e a violação dos direitos humanos. Pedretti destaca a importância de enfrentar o legado autoritário e buscar formas de responsabilização dos agentes do Estado envolvidos em crimes hediondos.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141549 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário