Pesquisa Bahia Notícias e Séculus revela cenário eleitoral de 2024 na disputa pela Prefeitura de Feira de Santana

A corrida pela prefeitura de Feira de Santana ganha destaque com a liderança de José Ronaldo e Zé Neto, segundo levantamento da Séculus Análise e Pesquisa. Os dados revelam um cenário competitivo, indicando possibilidade de segundo turno entre os principais candidatos.
José Ronaldo (União Brasil) e Zé Neto (PT) lideram pesquisa de intenção de voto para prefeito de Feira de Santana. Levantamento foi realizada pelo Bahia Notícias e Séculus e coloca em terceiro o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB).

A batalha pelo cargo de prefeito em Feira de Santana, no segundo maior colégio eleitoral da Bahia, ganha destaque com os números do levantamento realizado pela Séculus Análise e Pesquisa a pedido do Bahia Notícias. José Ronaldo, ex-prefeito da cidade por quatro mandatos e representante da União Brasil, e José Cerqueira Neto (Zé Neto), deputado federal pelo PT, emergem como principais contendores nas nas Eleições 2024.

No cenário espontâneo, onde não são mencionados os nomes dos candidatos, José Ronaldo desponta com 20,17% das intenções de voto, seguido por Zé Neto com 13,60%. O deputado estadual Pablo Roberto, do PSDB, apareceu em 2,81% das respostas, enquanto o atual prefeito Colbert Martins, impossibilitado de concorrer à reeleição, foi mencionado por 1,31% dos entrevistados. Outros candidatos acumularam 1,31% das intenções de voto, enquanto 7,22% dos entrevistados declararam não votar em nenhum candidato e 53,75% não souberam responder.

Já no cenário estimulado, com a apresentação dos nomes dos candidatos, José Ronaldo surge com 43,06% das intenções de voto, seguido por Zé Neto com 26,92%. Pablo Roberto obteve 10,98% das respostas nesse cenário. Com isso, a possibilidade de um segundo turno entre José Ronaldo e Zé Neto se torna uma realidade, uma vez que a soma dos demais concorrentes se equipara tecnicamente ao líder da pesquisa.

Além disso, o levantamento revela as preferências negativas dos eleitores. Quando questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, 37,52% dos feirenses citaram Zé Neto, seguido por Pablo Roberto com 25,52% e José Ronaldo com 24,20%. A opção “nenhum” recebeu 7,41% das respostas, enquanto 5,35% não souberam ou não opinaram.

A análise dos dados da pesquisa Bahia Notícias e Séculus

  1. No cenário espontâneo:

    • José Ronaldo: 20,17%
    • Zé Neto: 13,60%
    • Pablo Roberto: 2,81%
    • Colbert Martins: 1,31%
    • Outros candidatos: 1,31%
    • Não votariam em nenhum: 7,22%
    • Não souberam responder: 53,75%
  2. Na entrevista estimulada:

    • José Ronaldo: 43,06%
    • Zé Neto: 26,92%
    • Pablo Roberto: 10,98%
    • Não votariam em nenhum: 9,01%
    • Não souberam ou não opinaram: 10,04%
  3. Preferências negativas:

    • Zé Neto: 37,52% (em quem não votariam de jeito nenhum)
    • Pablo Roberto: 25,52%
    • Zé Ronaldo: 24,20%
    • Nenhum: 7,41%
    • Não souberam ou não opinaram: 5,35%

Esses números mostram uma preferência expressiva por José Ronaldo, especialmente na entrevista estimulada, onde ele lidera com uma grande diferença em relação a Zé Neto. Também é notável a porcentagem significativa de eleitores que não souberam responder ou que não votariam em nenhum dos candidatos, o que pode indicar um cenário de indecisão na pesquisa espontânea, fato que não acontece na estimulada. Além disso, as preferências negativas revelam que Zé Neto é o candidato que enfrenta maior rejeição entre os entrevistados.

O registro da pesquisa eleitoral

A pesquisa divulgada nesta terça-feira (02/04/2024), ouviu 1.066 eleitores entre os dias 21 e 23 de março de 2024, apresenta margem de erro de 3% para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-07858/2024, ela revela dados tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10879 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário