Brasil se destaca com produção de drones durante maior feira espacial da América Latina

Empresas brasileiras exibem avanços na produção e uso de drones no 4° SpaceBR Show, maior evento espacial e de georreferenciamento da América Latina.
Empresas brasileiras exibem avanços na produção e uso de drones no 4° SpaceBR Show, maior evento espacial e de georreferenciamento da América Latina.

Nesta terça-feira (21/05/2024), durante o primeiro dia do 4° SpaceBR Show, o Brasil destacou-se com a apresentação de diversas tecnologias de empresas especializadas na produção ou montagem de drones. O evento, considerado o maior da América Latina nos segmentos espacial e de georreferenciamento, reuniu iniciativas de destaque tanto do setor público quanto do privado, com ênfase no uso de drones e veículos aéreos não tripulados (VANTs).

Um dos destaques foi o estande da empresa brasileira Xmobots, que exibiu o Nauru 500 ISR, modelo especializado em operações em locais de difícil acesso. Este veículo aéreo não tripulado foi o primeiro do Brasil a receber o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e é pioneiro no sobrevoo da Amazônia.

O fórum do SpaceBR Show abordou temas como os investimentos nacionais no programa espacial, a construção de lançadores espaciais e satélites, e a participação do Brasil nas novas viagens à Lua. Entre as empresas presentes, a capixaba Geocontrol destacou-se por sua tecnologia que captura pontos por imagem para determinar coordenadas, utilizando celulares equipados com seu aplicativo.

Nas iniciativas públicas, o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) demonstrou o uso de drones e georreferenciamento para a regularização fundiária no estado, que possui o segundo maior território do Brasil. A diretora técnica do Iterpa, Marcieli Moura, explicou que esses procedimentos visam garantir os limites de territórios originários, respeitando também o meio ambiente.

Outro projeto público presente foi a iniciativa GeoSampa, promovida pela prefeitura de São Paulo, que atua no georreferenciamento de áreas urbanas da capital paulista. Além disso, a empresa russa Agisoft participou do evento, exibindo seu trabalho na fotogrametria, técnica que permite extrair informações de formas, feições, dimensões e posições de objetos no espaço a partir de imagens digitais georreferenciadas.

A diretora de operações da Agisoft, Diana Ovod, destacou que a empresa possui muitos clientes no Brasil e na América do Sul. O software da Agisoft auxilia em diversas áreas, como construção civil, mineração, museus, arqueologia e até em jogos eletrônicos ou filmes.

“A tecnologia vai a lugares onde drones não são capazes de atuar. Se combinar esse georreferenciamento, pode-se aproveitar o melhor dos dois mundos”, afirmou Ovod.

*Com informações da Sputnik News.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142785 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário