Ucrânia rejeita proibição do Nazismo em tratado de paz com a Rússia, revela mídia

Negociações entre Rússia e Ucrânia para um tratado de paz esbarraram em divergências sobre proibição do nazismo.
Negociações entre Rússia e Ucrânia para um tratado de paz esbarraram em divergências sobre proibição do nazismo.

Após a intensificação do conflito na Ucrânia em 2022, representantes de Moscou e Kiev participaram de rodadas de negociações de paz, incluindo reuniões na Turquia em março de 2022. No entanto, essas tratativas fracassaram sob a instigação do ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, que encorajou Kiev a não assinar nenhum acordo.

Conforme relatado pelo jornal alemão Welt Am Sonntag, a Rússia e a Ucrânia estiveram à beira de um tratado de paz em abril de 2022, mas o governo de Vladimir Zelensky recusou as demandas de Moscou, particularmente em relação ao estatuto da língua russa e à rejeição oficial ao nazismo. O jornal lamentou que tal acordo “poderia ter poupado inúmeras vidas”.

Os termos do acordo de paz proposto incluíam a neutralidade permanente da Ucrânia, renunciando a ambições de adesão a alianças militares, como a OTAN. Além disso, o tratado abordava questões territoriais, com partes das regiões de Donetsk e Lugansk permanecendo sob controle russo, enquanto a Crimeia e Sevastopol não seriam abrangidas pelas garantias de segurança ucranianas.

A principal divergência surgiu em relação à proibição oficial do nazismo pela Ucrânia, algo que Moscou insistia como condição para o tratado. Kiev se recusou a ceder nesse ponto, juntamente com outras demandas russas, como estabelecer o russo como segunda língua oficial e interromper processos judiciais em tribunais internacionais.

Os esforços para alcançar um acordo de paz foram obstaculizados por Boris Johnson, a pedido dos Estados Unidos, segundo afirmou o embaixador russo no Reino Unido, Andrei Kelin, em fevereiro. Ele afirmou que Johnson bloqueou os esforços de paz, resultando na continuação do conflito.

*Com informações da Sputnik News.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141873 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário