Plantei um sítio no sertão de… Valente-Bahia

Juarez Duarte Bomfim.
Juarez Duarte Bomfim.
Plantei um sítio no sertão de... Valente-Bahia.
Plantei um sítio no sertão de… Valente-Bahia.

Câmara de Vereadores aprova projeto que cria Dia do Rock no município de Valente, em homenagem a Raul Seixas.

A Vereadora Leninha (PT) apresentou PL (Projeto de Lei) que institui o Dia do Rock no município de Valente, a ser comemorado no dia 28 de junho.

Há várias experiências (municipal, estadual e nacional) de iniciativas parlamentares apresentando projeto de lei propondo o Dia do Rock para homenagear aquele que é considerado um dos maiores ídolos do gênero no Brasil: Raul Seixas.

Mesmo considerando as iniciativas assaz justas e interessantes, foi outra a motivação que inspirou o Projeto de Lei 025/2009, aprovado hoje, apresentado à Câmara de Vereadores de Valente. A iniciativa, segundo a vereadora Leninha, apenas buscou a reconhecer a tradição existente no município de promoção de diversos eventos de rock. Foram e são momentos musicais protagonizados sempre pelos grupos e bandas do município.

Os grupos locais ora mobilizam artistas individuais ora bandas da região para a realização de shows, festivais etc. São também os responsáveis – nos últimos dez anos – pela participação no circuito de bandas vindas de Salvador, Feira de Santana, São Paulo e demais municípios do Território de Identidade do Sisal.

Para alguns estudiosos do assunto, diz a vereadora, o rock é considerado no mundo inteiro o maior acontecimento cultural do século XX. Um estilo musical que atravessou décadas, transformando-se, adequando-se às gerações e influenciando o comportamento de todos, desde o modo de se vestir até o jeito de se comunicar. E as constantes homenagens a Raul Seixas, ao que tudo indica, estão relacionadas ao trabalho que iniciou a partir do final dos anos 50.

O Brasil tem uma tradição de rock fantástica, revelando uma plêiade de bandas que mesmo sofrendo a influência de grupos musicais externos, tiveram a capacidade da originalidade do estilo com nova roupagem, com identidade própria. Com letras que tratam de questões próprias à realidade brasileira, destacou ainda Leninha.

Instituir o Dia do Rock no município de Valente, ressaltou Leninha, significa a institucionalização de uma experiência musical desenvolvida ao longo dos anos pelos grupos locais e abraçada pela sociedade valentense. Será ainda a oportunidade ímpar para fortalecer, na região, essa vocação musicalamplamente conhecida e propagada por vários meios de comunicação (site, blog’s, rádios, revistas eletrônicas, entre outros) especializados.

É por todos os motivos expostos que Leninha também espera contar com a compreensão e sensibilidade musical dos seus pares parlamentares para prestar o augusto reconhecimento aos artistas locais e demais admiradores do gênero contribuindo para a elevação cultural e, sobretudo, musical da cidade.

Capim Guiné

(Raul Seixas e Wilson Aragão)
Plantei um sítio
No sertão de Piritiba
Dois pé de guataiba,
Caju, manga e cajá
Peguei na enxada
Como pega um catingueiro
Fiz acero botei fogo
“Vá ver como é que tá”
Tem abacate, jenipapo, bananeira
Milho verde, macaxera
Como diz no Ceará
Cebola, coentro, andu, feijão-de-corda
Vinte porco na engorda,
Até gado no currá!
Com muita raça,
Fiz tudo aqui sozinho
Nem um pé de passarinho
Veio a terra semeá
Agora veja, cumpadi, a safadeza
Cumeçô a marvadeza
Todo bicho vem pra cá.
Num planto campim-guiné
Pra boi abaná rabo
Eu Tô virado no diabo,
Eu tô retado cum você
Tá vendo tudo
E fica aí parado
Cum cara de veado
Que viu caxinguelê
Suçuarana só fez perversidade
Pardal foi pra cidade
Piruá minha saqué (qué, qué)
Dona raposa só vive na mardade
Me faça a caridade
Se vire e dê no pé.
Sagüi trepado no pé da goiabeira
Sarigüê na macaxeira,
Tem inté tamanduá
Minhas galinha
Já num fica mais parada
E o galo de madrugada
Tem medo de cantá.
Num planto campim-guiné
Pra boi abaná rabo
Tô virado no diabo,
Eu tô retado cum você
Tá vendo tudo
E fica aí parado
Cum cara de veado
Que viu caxinguelê

*Com informação da Assessoria do mandato da vereadora Leninha (PT).

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Juarez Duarte Bomfim 726 artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: juarezbomfim@uol.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário