Comércio na Bahia cresceu 8,1% em novembro de 2010

Em novembro de 2010, o volume de vendas do comércio varejista da Bahia apresentou expansão de 8,1% em relação ao mesmo mês de 2008, enquanto que, na comparação com outubro de 2009, mês imediatamente anterior, a variação foi de 0,4%. Este é o décimo primeiro mês consecutivo de incremento nas vendas, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada, em parceria, pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

No primeiro trimestre do ano, o setor registrou fraco desempenho, mas desde o segundo trimestre as taxas apuradas pela PMC vêm revelando melhor dinamismo do varejo baiano. Segundo os técnicos da SEI, tais resultados podem ser atribuídos a um conjunto de fatores, destacando-se o aumento do emprego formal no estado, a melhoria de rendimento da população, notadamente das camadas de mais baixa renda, as maiores facilidades de acesso ao crédito e a inflação sob controle.

Em novembro de 2009, dos oito ramos de atividade que compõem o indicador do varejo, apenas o grupo de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação apresentou variação negativa (-2%). Os maiores incrementos foram dos segmentos de Livros, jornais, revistas e papelaria (49,5%), Móveis e eletrodomésticos (19,6%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (12,2%), Tecidos, vestuário e calçados (11,7%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,9%).

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com índice de 4,7%, apresentou crescimento em menor intensidade. No subgrupo de Hipermercados e supermercados, a variação foi de 2,9%. Combustíveis e lubrificantes cresceu apenas 0,7%.

Nos dois segmentos que não compõem o indicador do varejo, Veículos, motocicletas, partes e peças expandiu em 25,5% e Material de Construção registrou, em novembro, o segundo resultado positivo do ano, com incremento de 10,4%.

No acumulado do ano, de janeiro a novembro, o comércio acumula crescimento de 6,2% nas vendas. Os maiores destaques em 2009, até novembro, foram as vendas de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (33,3%), Livros, jornais, revistas e papelaria (15,0%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (9,4%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (8,2%), sendo que o incremento no subgrupo de hipermercado e supermercados foi de 7,0%.

Também cresceramu, no ano, os segmentos de Móveis e eletrodomésticos (3,6%) e de Combustíveis e lubrificantes (0,9%). Tecidos, vestuário e calçados (-0,1%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-22,6%) apresentaram queda até novembro.

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