Secretaria da Agricultura, transfere seu gabinete para o Parque de Exposição de Salvador, durante a Fenagro 2011

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, transfere seu gabinete na próxima semana para o Parque de Exposições de Salvador, realizando ali reuniões e atendimentos durante a Fenagro 2011, Feira Internacional da Agropecuária da Bahia, evento que fecha o ciclo de feiras e exposições do ano. Pela segunda vez organizada pelo conjunto das associações de criadores em parceria com a Seagri, o evento terá esse ano a Feira Mais Alimentos, criando condições para que a tecnologia entre nas propriedades dos pequenos agricultores. O lançamento oficial da Fenagro acontece nesta terça-feira, dia 22, às 12 horas, no Restaurante Fogo de Chão, no Rio Vermelho.

O Mais Alimentos é um programa do governo federal que permite ao agricultor familiar acessar créditos de até R$ 100 mil reais, podendo comprar de um facão a um trator, com três anos de carência, sete para pagar com taxa de apenas 2% ano. Isso no Brasil todo, menos na Bahia, porque aqui o juro é zero, porque quem paga é o governo, como forma de estimular a tecnificação das pequenas propriedades.

Neste ano, a Seagri, a Ecopal Produtos Ambientais e a Usina de Idéias Promoções, juntas, criaram o Espaço Plantando o Futuro, um Ecoprojeto 100% voltado para consciência ambiental e a relação do agronegócio com a sustentabilidade. Serão 27 estandes representando as cadeias produtivas, além de estandes de parceiros e empresas vinculadas, com o objetivo de apresentar aos visitantes os programas agropecuários de forma inovadora, demonstrando a integração do campo com a cidade de maneira sustentável. Neste espaço, adultos e crianças poderão interagir diretamente com as cadeias, conhecer melhor cada fase de produção, a importância de se alimentar de forma saudável e como os alimentos chegam à sua mesa.

São esperados 300 mil visitantes que irão conhecer uma floresta cenográfica, com uma estrutura feita totalmente em eucalipto tratado com cobertura de telhas ecológicas. Tudo foi planejado para fazer com que o visitante saia da feira pensando na importância de preservar o ecossistema, e em como as atividades desenvolvidas no campo são importantes para a vida na cidade.

No espaço Plantando o Futuro haverá também degustação de quitutes feitos com produtos da agricultura familiar, oferecida no estande da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel; cobertura diária do Canal Rural, fóruns, palestras e entrevistas; o lançamento da nova edição da revista institucional Bahia Agrícola, um desfile de cachorros e apresentações circenses.

Todo lixo gerado durante o evento será coletado de forma seletiva, com reaproveitamento no próprio local de parte desse resíduo e doação às cooperativas de catadores. Os cestos de coleta foram confeccionados em eucalipto e estarão expostos por todo o Parque de Exposições.

Visita das escolas

Está prevista a visita de 17 mil alunos de escolas particulares e públicas municipais e estaduais da capital e região metropolitana, que receberão uma carteirinha de Defensores da Natureza e conhecerão a árvore Encantada Dr. Líptus. A árvore falará às crianças sobre mudanças de hábitos de consumo e como é possível conseguir preservar o nosso ecossistema e assegurar um futuro melhor para as gerações futuras. A ideia é despertar a consciência ambiental e social nos alunos.

Todo o conhecimento será demonstrado de maneira lúdica e explicativa, sobre a vida no campo, como os alimentos chegam à mesa, etapas de produção e dicas de sustentabilidade e consumo saudável.
A criançada poderá assistir também à mostra de pequenos animais que reunirá 1,1 mil exemplares, entre cães, gatos, coelhos, hamsters, peixes, galinhas exóticas, canários e passarinhos, com destaque para as tão cobiçadas mini vacas e pôneis.
Ao final, as crianças serão motivadas pelos professores a participarem de um concurso de redação, a ser aplicado em sala de aula, com o tema Meu dia na Fenagro. As melhores redações serão premiadas com um computador, um tablet, uma bicicleta, um celular e um CD Player.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142096 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário