Movimentos sociais de Feira de Santana emitem nota de protesto com relação ao transporte público municipal

Mais um ônibus pegou fogo em Feira de Santana, é o segundo em 2013 e o quinto em menos de três anos
Mais um ônibus pegou fogo em Feira de Santana, é o segundo em 2013 e o quinto em menos de três anos

12 anos depois de ter chegado ao poder, Democratas de Feira de Santana, liderados pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, têm o desafio de modernizar o sucateado, ineficiente e penoso sistema de transporte público.

O quadro de relações pouco salutares envolvendo vereadores, autoridades políticas, funcionários públicos municipais e empresas de transporte urbano de Feira, legou um modelo que penaliza dia a dia a classe trabalhadora do município.

Quatro movimentos sociais enviaram nota de protestado com relação a este quadro de abandono do transporte público. Na nota, divulgada hoje (22/02/2013), o movimento enfatiza que em três anos, cinco ônibus pegaram fogo. “Desta vez, por ironia, isto ocorre na porta do paço municipal”, afirma um dos líderes do movimento.

“As administrações dos Democratas tem concedido o direito de exploração a empresas que demonstram pouca capacidade de atender as necessidades da população, e ainda cobram caro por isto”, afirmam lideranças dos movimentos.

Ficam as perguntas

Por que não buscar novas e modernas empresas, para que possam oferecer um transporte de qualidade à população?

Por que não iniciar uma licitação, com convite nacional, para que empresas se habilitem na prestação de serviço?

Lucro

Alguns poucos estão ganhando muito com o péssimo serviço ofertado no setor de transporte público municipal. É um quadro de completo desrespeito a um direito básico da população, e uma obrigação da prefeitura que é “atendida” com todo o descaso.

Confira a íntegra da nota

Incêndio em ônibus

Mais um ônibus pegou fogo em Feira de Santana, é o segundo em 2013 e o quinto em menos de três anos. Desta vez o incidente foi em frente à prefeitura municipal. Por sorte, ninguém saiu ferido.

Não bastasse pagar uma das passagens mais caras do país, o péssimo serviço prestado e os atrasos constantes, o feirense agora corre risco de vida. Os incêndios dos ônibus mostram o que os movimentos sociais e estudantil vêm denunciando há muito tempo, o estado precário em que circula a frota de Feira de Santana.

Defendemos a imediata vistoria dos ônibus e renovação da pequena frota que serve à população, bem com uma investigação para apurar os responsáveis. Não podemos esperar até que aconteça o pior. Esperamos que as providências necessárias sejam tomadas e que não acusem o movimento estudantil por esse verdadeiro ato de terrorismo contra o povo de Feira de Santana.

Assinam a nota de protesto

AMES – Associação Municipal dos Estudantes
Movimento Levante – UEFS
UJR – União da Juventude Rebelião
MLB – Movimento de Luta nos Bairros

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10790 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário