STF barra inclusão de emendas jabutis em MPs; senador Walter Pinheiro apresenta projeto para disciplinar prática

Senador Walter Pinheiro.
Senador Walter Pinheiro.
Senador Walter Pinheiro.
Senador Walter Pinheiro.

Por maioria, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (15/10/2015), pela inconstitucionalidade da inclusão de emendas parlamentares sem conexão com o tema nas medidas provisórias (MPs) encaminhadas pelo Executivo ao Congresso.

Conhecidas como “emendas jabutis” ou “contrabandos legislativos”, a prática foi foco de projeto de resolução apresentado pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), em junho desse ano, na Secretaria do Congresso Nacional. A proposta de Pinheiro disciplina a apresentação de emendas às MPs durante apreciação da matéria pelo Congresso, inibindo a inclusão de textos estranhos à proposta original de uma MP.

“A prática de introduzir normas dissociadas do cerne do conteúdo das MPs assumiu proporções exageradas, indo muito além da razoabilidade que o processo de apreciação de MPs admite. Se para editar a medida provisória requer-se urgência e relevância, as emendas também devem guardar esse requisito,” destacou Pinheiro, na ocasião.

Para efeitos da decisão, os ministros do STF determinaram que a inconstitucionalidade valeria para casos futuros, não fazendo alterações em medidas que já estão em andamento.

A decisão do STF foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5127, por meio da qual a Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) questionava alterações feitas na MP 472/2009, convertida na Lei 12.249/2010, que resultaram na extinção da profissão de técnico em contabilidade. A MP em questão tratava de temas diversos, que não guardam relação com a profissão de contador.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141544 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário