Governo Rui Costa implanta tramitação eletrônica de processos em sete níveis da administração estadual

Governador Rui Costa implanta métodos modernos de gestão administrativa do Estado.
Governador Rui Costa implanta métodos modernos de gestão administrativa do Estado.
Governador Rui Costa implanta métodos modernos de gestão administrativa do Estado.
Governador Rui Costa implanta métodos modernos de gestão administrativa do Estado.

A partir desta segunda-feira (18/12/2017), sete tipos de processos administrativos adotados pelos mais diversos órgãos do Estado estarão tramitando exclusivamente em meio eletrônico. A novidade marca uma etapa decisiva da implantação do SEI Bahia, o sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo. Iniciativa da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), o projeto visa eliminar o uso de papel como suporte físico para documentos e processos administrativos no Estado.

Os tipos de processos que começam a tramitar no novo sistema a parti de segunda (18/12/2017) são material de uso comum: registro de preços; formalização por licitação – concorrência; contratação de pessoal: Reda; contratação de pessoal: Reda – prorrogação; contratação de pessoal: Reda – recontratação; contratação de pessoal: Reda – prorrogação da recontratação; serviço de concessionária: aditamento e passagem: aérea – aquisição.

“Todas as unidades devem estar atentas ao fato de que, após essa data, qualquer processo deste tipo aberto em papel não terá validade legal”, explica o coordenador de implantação do SEI Bahia, Anderson Vasconcelos. Ele chama atenção ainda para a importância de garantir que os servidores que atuam na tramitação desses processos estejam treinados para utilizar o novo sistema. Nesse contexto, os administradores locais – que são os profissionais designados para coordenar a implantação do SEI nas unidades – devem mapear os usuários que necessitam de capacitação.

Até agora, aproximadamente mil servidores de todo o Estado já passaram pelos cursos de capacitação do SEI. Caso haja demanda de novos treinamentos, a orientação é de que os administradores locais encaminhem as solicitações à coordenação do projeto pelo e-mail capacitacao.srl@saeb.ba.gov.br.

Benefícios

O cronograma de implantação do SEI Bahia prevê que, até março de 2018, 20 tipos de processos administrativos sistêmicos comecem a tramitar eletronicamente. Os processos sistêmicos são aqueles executados por todos os órgãos. Nesses casos, a condução da implantação fica a cargo da Saeb, como administradora central do SEI Bahia. Além dos processos sistêmicos, o projeto irá contemplar também processos finalísticos, que são aqueles exclusivos de determinadas unidades. Nesses casos, cada unidade ficará responsável por viabilizar a implantação.

A Bahia é o primeiro estado do país a implantar o SEI, que foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Além de redução de custos e dos ganhos ambientais proporcionados pela redução do consumo de papel, o Sistema Eletrônico de Informação vai trazer também mais agilidade, transparência, otimização de recursos e satisfação para os usuários.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141884 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.