TJBA: Desembargador Baltazar Miranda Saraiva apresenta Moção de Pesar em memória de Almir Silva Britto procurador do Município de Salvador

Moção de Pesar, obituário, falecimento.
Moção de Pesar, obituário, falecimento.

O desembargador Baltazar Miranda Saraiva propôs — nesta quarta-feira (11/04/2018), em sessão do Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) — Moção de Pesar em memória de procurador do Município de Salvador Almir Silva Britto, irmão de Telma Laura Silva Britto, desembargadora e ex-presidente do TJBA; do desembargador Aliomar Silva Britto e dos juízes de Direito Augusto César Silva Britto e Marcelo Silva Britto. A Moção foi aprovada à unanimidade, inclusive com as comunicações sugeridas.

Confira a Moção de Pesar ‘in verbis’

No dia 07 do corrente mês ocorreu, nesta capital, o falecimento do Procurador do Município de Salvador Almir Silva Britto, irmão da ilustre desembargadora e ex-presidente deste TJ/BA, Telma Laura Silva Britto, do desembargador Aliomar Silva Britto e dos juízes de Direito Augusto César Silva Britto e Marcelo Silva Britto.

Sua morte foi sentida por todos os que tiveram o privilégio de com ele conviver, em especial seus colegas procuradores, cuja entidade de classe (ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO MUNICÍPIO DE SALVADOR-APMS), emitiu nota de pesar solidarizando-se com a família e externando os sentimentos da classe diante deste fatídico acontecimento.

Segundo os versos de uma canção do poeta, cantor e compositor Dori Caymmi, filho do saudoso Dorival Caymmi, em parceria com Paulo César Pinheiro, intitulada Desenredo, ‘A vida é o fio do tempo, a morte o fim do novelo’. O escritor Guimarães Rosa também escreveu um conto com o mesmo título, tomado como ponto de observação pela dissertação sobre os fatos carregados de enigmas.

A morte, que também é um fato, não deixa de ser um enigma. Dada a sua complexidade, as consequências dela advindas jamais serão esquecidas. Como todo evento complexo e traiçoeiro, se manifesta na inquietude que acompanha a vida, na qual se busca uma explicação que dê sentido ao fim de sua existência, face a sua transitoriedade.

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Renato Simões, em memorável recordação, escreveu que o ilustre morto, ‘Com seu jeito manso, discreto, sincero e honesto, você moldou muitas almas ao seu redor’.

Mais adiante, o ilustrado desembargador assim se expressou: ‘Você foi gigantesco. Todos nós, seus colegas procuradores, seus colegas de procuradoria, do mais simples ao mais graduado, choramos sua partida precoce’.

Como se sabe, todos nós estamos condenados a vivenciar esse fatídico evento, que é a morte. Além de difícil aceitação, deixa-nos profundamente deprimidos. Mesmo assim, sabemos que a vida precisa continuar. Daí a necessidade de se buscar a coragem e a força para que possamos aceitar os desígnios de Deus.

Assim, neste momento de dor e entretecidos pelo fatídico acontecimento, oferecemos nossas condolências à digna desembargadora Telma Silva Britto e aos seus ilustres irmãos pela perda de Almir Silva Britto, expressando nosso profundo pesar pelo seu falecimento, rogando a Deus que proteja os que aqui ficaram, para que eles, pelo talento e grandeza de que são possuidores, continuem prestando idênticos serviços à Justiça baiana e à paz social.

Assim, proponho a este Colegiado a presente MOÇÃO DE PESAR em homenagem póstuma ao procurador Almir Silva Britto, expressando toda nossa tristeza por tão grande fatalidade.

Aprovada esta MOÇÃO, dê-se ciência aos familiares do ilustre morto e à Associação dos Procuradores do Município do Salvador – APMS.’

Baltazar Miranda Saraiva, desembargador do TJBA

Sala das Sessões do TJBA, 11 de abril de 2018.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141548 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.