Prefeito Colbert Martins Filho decreta ‘Luto Oficial’ em memória de Ildes Ferreira, secretário de Desenvolvimento Social de Feira de Santana

Com intensa participação política, Ildes Ferreira de Oliveira teve trajetória de vida vinculada a defesa da superação da desigualdade social.
Com intensa participação política, Ildes Ferreira de Oliveira teve trajetória de vida vinculada a defesa da superação da desigualdade social.
Com intensa participação política, Ildes Ferreira de Oliveira teve trajetória de vida vinculada a defesa da superação da desigualdade social.
Com intensa participação política, Ildes Ferreira de Oliveira teve trajetória de vida vinculada a defesa da superação da desigualdade social.

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho (MDB), decretou nesta terça-feira (21/05/2019) ‘Luto Oficial’ de três dias em memória de Ildes Ferreira de Oliveira, secretário municipal de Desenvolvimento Social de Feira de Santana, morto na madrugada desta terça-feira (21), em decorrência de problemas de saúde.

“Era um dos meus melhores amigos. Estivemos juntos durante toda uma vida, na política, mas principalmente na amizade. Hoje é um dia de profunda tristeza para mim e para todos os feirenses, pois Ildes era um homem muito querido de todos”, lamentou Colbert Martins Filho.

Velório, missa e sepultamento

O velório do corpo de Ildes Ferreira ocorre à partir das 9 horas, desta terça-feita (21), no saguão da Câmara Municipal de Feira de Santana e o sepultamento será realizado no Cemitério Jardim Celestial, às 15 horas, onde será celebrada missa de corpo presente pelo arcebispo emérito de Feira de Santana, dom Itamar Vian.

Resumo biográfico

Ildes Ferreira de Oliveira nasceu em 3 de agosto de 1948, em Valente, no semiárido da Bahia. Conviveu com as dificuldades de um sertanejo de origem humilde. Ainda criança, trabalhou na lavoura e na colheita do sisal. Iniciou a militância política na juventude, participando das lutas sociais da Região Sisaleira, durante e após o Golpe Civil-Militar de 1964.

Sociólogo formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 1977), Ildes Ferreira possuía doutorado em Desenvolvimento Urbano e Regional pela UNIFACS (2013) e Mestrado Profissional Territorial. Ele era professor titular da Universidade de Estadual de Feira de Santana (UEFS), coordenava o Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial (NEDET) da UEFS (apoio SDT/MDA-CNPq), com atuação nos Territórios de Identidade do Sisal e Semiárido Nordeste II e era pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de atuar como membro da diretoria do Instituto de Cooperação Belgo-Brasileira para o Desenvolvimento Social (DISOPBRASIL).

Enquanto professor titular da UEFS, destinou a maioria dos projetos de pesquisa e extensão para a região semiárida e, desde de 1º de janeiro de 2013, Ildes Ferreira ocupava a secretaria de Desenvolvimento Social de Feira de Santana (SEDESO), tendo sido nomeado pelo então prefeito José Ronaldo e reconfirmado no cargo pelo prefeito Colbert Martins Filho.

Um dos pontos de destaque na atuação social de Ildes Ferreira foi o trabalho desenvolvido, de 1974 a 2015, no Movimento de Organização Comunitária (MOC), tendo, inclusive, assumido o cargo de secretário executivo.

Ex-vereador de Feira de Santana pelo PMDB, ele foi secretário municipal durante a gestão de Colbert Martins (★12/11/1932 — † 8/11/1994), pai do atual prefeito de Feira de Santana, assumindo as funções de secretário municipal de Habitação Popular e Desenvolvimento Comunitário de Feira de Santana (1989 a 2001) e secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos de Feira de Santana (abril de 1991 a 2002). Ele foi, também, secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), de janeiro de 2007 a agosto de 2009, durante o Governo de Jaques Wagner.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10954 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.