Brigada de Incêndio da RHI Magnesita reforça o combate a queimadas em Brumado

Corpo de Bombeiros recebe reforço da Brigada de Incêndio da RHI Magnesita. Desde junho de 2021, os 100 brigadistas voluntários da empresa atuaram em seis ocorrências. Em uma delas, eles impediram que as chamas atingissem o IFBA.
Corpo de Bombeiros recebe reforço da Brigada de Incêndio da RHI Magnesita. Desde junho de 2021, os 100 brigadistas voluntários da empresa atuaram em seis ocorrências. Em uma delas, eles impediram que as chamas atingissem o IFBA.

A estiagem severa de 2021, além de causar prejuízos econômicos e sociais, traz consigo o risco das queimadas. Em Brumado, um dos esforços de combate a esse tipo de ocorrência concentra-se na Brigada de Incêndio mantida pela RHI Magnesita. Desde junho, a equipe de voluntários treinados pela empresa atuou em seis incidentes, sendo que em um deles ela evitou que o fogo alcançasse as instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), houve crescimento de 34% no número de queimadas registradas na Bahia nos últimos cinco anos. Tendo em conta apenas o Sudoeste, foram assinalados 1.635 focos de incêndio em 2021, segunda maior marca do estado. Em Brumado, além do fogo debelado no campus do IFBA, a Brigada da RHI Magnesita atuou em ocorrências próximas à Vila Presidente Vargas, Vila de Pedra Preta e à Urbis, bem como às margens da BR-030 e de estradas vicinais.

Atualmente, a Brigada de Incêndio conta com 100 integrantes, todos trabalhadores da empresa que exercem variadas funções dentro da operação. Eles atuam como brigadistas de forma voluntária e recebem treinamento especializado de 40 horas para desempenhar esse papel, além de passarem por cursos de reciclagem semestrais. As aulas são ministradas por profissionais habilitados.

“A pessoa que quer se tornar brigadista, além de ter uma vontade natural de ajudar o próximo, também deve apresentar algumas aptidões, como bom preparo físico, agilidade, senso crítico para tomada de decisões e capacidade de analisar cenários, além de ter a capacidade de manter a frieza em momentos de tensão”, explica Patrícia Vasconcelos, engenheira de segurança da RHI Magnesita e uma das coordenadoras da brigada.

Quando acionados, os brigadistas recebem os devidos equipamentos de proteção individual (EPI), como capacete, balaclava, luvas, botas e óculos, dentre outros. Caminhões-pipa, com jatos de água que alcançam 30 metros, dão suporte às equipes.

A função da Brigada

A existência da Brigada não substitui o papel do Corpo de Bombeiros Militar. As diferenças vão desde a capacidade técnico-operacional à própria natureza de atuação, visto que os brigadistas são voluntários.

“É importante deixar claro que não podemos atender a todo tipo de ocorrência, nossa capacidade é mais restrita. Por exemplo, focos de incêndio que envolvem eletricidade ou algum tipo de óleo não podem ser combatidos com água. São situações que requerem competências e equipamentos muito específicos”, explica Patrícia Vasconcelos. Além disso, os brigadistas da RHI Magnesita têm o trabalho limitado ao território de Brumado.

Ainda que lide com situações de menor complexidade, a existência da Brigada de Incêndio no município representa um apoio importante. “É muito válida a presença de um corpo treinado de brigadistas na cidade. Sempre estamos à disposição quando sabemos que temos condições técnicas e operacionais de ajudar”, finaliza Patrícia Vasconcelos.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141593 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.