Viação Rosa informa que ajuizou ação para rescindir contrato com a Prefeitura de Feira de Santana e que transporte na zona rural é de responsabilidade das vans; Empresa afirma existir concorrência desleal na mobilidade urbana

A Empresa de Ônibus Rosa informa que requereu fim do contrato com o Município de Feira de Santana.
A Empresa de Ônibus Rosa informa que requereu fim do contrato com o Município de Feira de Santana.

Em nota enviada neste sábado (30/10/2021) ao Jornal Grande Bahia (JGB), a Empresa de Ônibus Rosa informa que requereu ao Poder Judiciário autorização para rescindir o contrato como concessionária do lote A, da região norte do Transporte Público de Feira de Santana.

A empresa nega que tenha abandonado a prestação de serviço aos usuários do Sistema de Transporte Público Municipal e afirma que existe concorrência desleal operando em Feira de Santana, além de explicar que a responsabilidade pelo transporte de passageiros das rotas da zona rural é de responsabilidade do Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar (STPAC), operado por vans.

Nota de esclarecimento da Viação Rosa

A Empresa de Ônibus Rosa, concessionária do lote A – norte do transporte público de Feira de Santana, vem a público esclarecer o que segue:

  1. Em nenhum momento nossa empresa abandonou a prestação do serviço público que lhe compete legalmente.
  2. A nossa empresa não tem obrigação de operar as linhas distritais e rurais, uma vez que as mesmas foram passadas para o Sistema Alternativo STPAC, através de uma concorrência pública e a lei de mobilidade da cidade (basta ler o edital do STPAC e a lei)
  3. Deixamos de operar as linhas distritais e rurais faz mais de um ano, como previsto na lei
  4. A lei municipal de mobilidade é clara ao dispor que os distritos devem ser atendidos pelo stpac
  5. Todos nossos recursos humanos e materiais estão disponíveis na garagem.
  6. infelizmente, a culpa da falta de transporte público na zona rural e distritos foi jogada nas costas de nossa empresa.
  7. Os manifestantes que estão na porta de nossa empresa impedindo que nossos ônibus rodem, de forma intransigente, não respeitam a ordem judicial e da Prefeitura em permitir o nosso trabalho e induzidos a erro acham que a culpa da falta de transporte é nossa, quando não é.
  8. Realmente, visando preservar nossos direitos e nossa sobrevivência, ajuizamos ação na justiça pedindo uma autorização judicial para rescisão do contrato de concessão, uma vez que não nos é fornecido pela cidade uma operação livre de concorrência desleal das mais variadas espécies e a reticência da prefeitura quem vem de muitos anos em equilibrar economicamente nosso contrato.
  9. Assim que for liberada a entrada de nossa garagem voltaremos a executar o serviço na cidade.

Feira de Santana, 29 de outubro de 2021.

Empresa de Ônibus Rosa Ltda, direção

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Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10795 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.