Representante do projeto da nova CEASA Feira de Santana participa de encontro nacional em Campinas

Representantes e presidentes das Centrais de Abastecimento (Ceasas) debateram ‘Plano Nacional de Abastecimento’, durante encontro em Campinas, São Paulo.
Representantes e presidentes das Centrais de Abastecimento (Ceasas) debateram ‘Plano Nacional de Abastecimento’, durante encontro em Campinas, São Paulo.

O diretor executivo Mário Gadioli, responsável pelo projeto implantação da nova CEASA Feira de Santana, participou nesta sexta-feira (18/02/2022) de debate sobre o ‘Plano Nacional de Abastecimento’. Na oportunidade foram abordados, também, aspectos técnicos e tecnológicos na operação de Centrais de Abastecimento.

O evento ocorreu em Campinas, São Paulo e reuniu, também, representantes e presidentes das Centrais de Abastecimento (Ceasas) do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo através da Ceagesp e da Ceasa Campinas, na condição de anfitriã do encontro.

Os debates resultaram nos seguintes diagnósticos:

a)  A grande maioria de produtores rurais dependem das Ceasas para distribuição de sua produção;

b)  81% de toda produção hortifrutigranjeiro passam pelas Ceasas;

c)  74 milhões de toneladas é a produção anual de frutas e hortaliças do Brasil; e

d)  São 5,7 milhões de estabelecimentos rurais que empregam 67% do total de trabalhadores do país.

As Centrais de Abastecimento com melhor desempenho apresentaram as seguintes características:

1. Logística: velocidade de mobilidade;

2. Padronização: digitalização e transparência na formação de preços;

3. Plataformas digitais: velocidade de comunicação, informatização, tempo real de informações e redução do tempo total de operação;

4. Redução de Perdas e eliminação do desperdício através do Banco de Alimentos (No projeto da CEASA Feira de Santana com Banco de Doações de Comerciantes (BDC);

5.  Paletizacao: gestão do Banco de Embalagens e compartimentos de cargas seguros; e

6. Resolução:  Velocidade na construção do Plano Nacional de Abastecimento para que, uma vez concluído e aprovado, seja encaminhado a Brasília pelo coronel Mello Araújo, presidente da Ceagesp.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10827 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.