Chuvas intensas causam alerta vermelho no Rio Grande do Sul

Vista aérea de Porto Alegre afetada por chuvas torrenciais do começo de maio de 2024.
Vista aérea de Porto Alegre afetada por chuvas torrenciais do começo de maio de 2024.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta segunda-feira (06/05/2024), um alerta de nível vermelho, indicando grande perigo devido às chuvas intensas que assolam especialmente a região sudeste do Rio Grande do Sul.

O alerta permanecerá em vigor até o meio dia desta terça-feira (7). Segundo as previsões, as chuvas podem alcançar até 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos que podem atingir a velocidade de 100 km/h. Além disso, há a possibilidade de queda de granizo, o que aumenta os riscos de danos em edificações, cortes no fornecimento de energia elétrica, prejuízos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Os municípios gaúchos potencialmente mais afetados incluem Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Pedras Altas, Jaguarão, Herval, Chuí e Arroio Grande.

O Inmet tem orientado os residentes na região a priorizarem sua própria segurança. Recomenda-se desconectar aparelhos elétricos das tomadas e desligar o quadro geral de energia. Documentos, objetos de valor e outros itens importantes devem ser protegidos da umidade em sacos plásticos, devido à possibilidade de enxurradas ou eventos similares. Em áreas suscetíveis a alagamentos, é aconselhável buscar abrigo em locais seguros e, se possível, deslocar-se para áreas mais elevadas das cidades.

Em situações de perigo iminente, os cidadãos devem buscar informações junto à Defesa Civil municipal pelo telefone 199, acionar o Corpo de Bombeiros Militar local pelo telefone 193, ou em caso de emergência imediata, contatar a Polícia Militar através do número 190.

Quanto à saúde, é recomendado evitar o contato com águas de enchentes, que podem estar contaminadas, bem como evitar o consumo de alimentos que tenham tido contato com essas águas. As autoridades alertam para os riscos de infecções, como leptospirose, tétano, hepatite A, doenças diarreicas agudas e dengue, além do aumento do risco de acidentes com animais peçonhentos em ambientes com entulhos e destroços.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10989 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário