Aumentam as declarações de repúdio a manifestação difamatória e preconceituosa de ex-deputado contra a bebida sacramental ayahuasca, no Acre

Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre
Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre

Em repúdio a declarações difamatórias e preconceituosas contra a bebida sacramental ayahuasca, feitas pelo ex-deputado João Correia,  em entrevista ao programa Tribuna Livre, da TV Rio Branco – Acre, na noite de 22 de abril deste ano de 2022, mais uma instituição da sociedade rio-branquense se manifesta, em repúdio.

Eis a nota:

NOTA DE REPÚDIO do Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre, as declamações do ex-deputado João Correia sobre ayauhasca:

O Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre, constituído por diversos segmentos religiosos, vem a público repudiar com veemência, as palavras proferidas pelo ex-deputado João Correia em entrevista veiculada na TV Rio Branco, no Programa Tribuna Livre, na data de 11 de abril deste ano, dirigindo-se de maneira desrespeitosa e com imensa ignorância a respeito da Ayahuasca, atingindo não só as comunidades tradicionais que fazem o uso religioso da bebida sagrada, mas também as culturas indígenas.

Dirigindo-se ao apresentador Evandro cordeiro, referencia a bebida Ayahuasca de maneira jocosa e preconceituosa como sendo uma droga para ser tratada na Associação de Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos (APADEQ ), numa atitude de total desconhecimento e desrespeitando também a sociedade que reconhece a tradição religiosa, como genuinamente acreana e amazônica, revelando ainda completa ignorância em relação a uma cultura indígena milenar, da sua própria terra amazônica.

As Instituições Religiosas que fazem uso do Daime ou Vegetal possuem orientação cristã e são constituídas por pessoas dos mais diversos tecidos sociais, com funções públicas e privadas, e que encontram-se trabalhando nas áreas da Saúde, da Educação, do Judiciário, na Segurança Pública, nos setores Empresarial, Comerciário, Industrial, na Engenharia, nas Polícias, na Cultura, no sistema Ambiental entre outros diversos ofícios, além de líderes religiosos que estão a serviços da sociedade prestando obras de caridade.

Além de acolher e tratar as mais diversas enfermidades de saúde física e espiritual, incluindo a dependência química, os praticantes da religião que utilizam a Ayahuasca são também dirigidos para uma formação moral do homem de bem, pautada na ética e no humanismo.

João Correia demonstra um despreparo que o desqualifica para a política, pois um homem que não conhece sua terra, que é ignorante à sua cultura, não está apto a representar a sociedade.

Pe. Massimo Lombardi
Coordenador do Instituto Ecumênico Fé e Política

Membros da executiva

Manoel Pacífico
Francisco Hipólito
Maria José Dantas
Rosana Martins
Hildo Montezuma
Frankcinato Batista

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Juarez Duarte Bomfim 726 artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: juarezbomfim@uol.com.br.