Liderança de comunidade ayahuasqueira convida candidatos de Lula para uma ‘roda de conversa’ no Acre

Nazaré Araújo, candidata ao Senado, visita o Alto Santo (Rio Branco - Acre)
Nazaré Araújo, candidata ao Senado, visita o Alto Santo (Rio Branco - Acre)

No encontro, a candidata de Lula ao Senado, Nazaré Araújo (PT – Acre), afirmou que o Alto Santo está enraizado na tradição da formação histórica e cultural do Acre. Por isso, defender a doutrina e tudo o que ela representa significa também defender a Amazônia e suas riquezas.

Na tarde de domingo, 18 de setembro, faltando duas semanas para as eleições brasileiras de 2022, a Madrinha Peregrina Gomes Serra, dignatária do CICLU Alto Santo, convidou políticos amigos daquela comunidade religiosa, para uma ‘roda de conversa’ sobre temas sociais e ambientais do país, e possíveis soluções pela via democrática-eleitoral.

Estavam presentes a candidata ao Senado Nazaré Araújo (PT) –  que também representava o candidato a governador Jorge Viana (PT) – a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), candidata à reeleição e Maria Santiago (PT), candidata a deputada federal.

O candidato Jorge Viana tem uma vasta folha de serviços prestados: ex-prefeito de Rio Branco, ex-governador do Acre e ex-senador, tenta agora em 2022 mais um mandato para governar os acreanos. Todavia, cabe destacar aqui que, antes de tudo, Jorge Viana é um antigo amigo desta comunidade ayahuasqueira.

Quando menino, Jorge acompanhava o seu pai nas visitas ao Mestre Irineu Serra, e lembra que aquele influente politico, Wildy Viana das Neves, seu pai, com mandatos de deputado federal e prefeito de Rio Branco, fazia fila para, reverentemente, saudar o humilde homem do povo, Mestre Irineu, pedindo a sua benção.

O filho de Wildy, Jorge, vai dar continuidade a esta relação de amizade com aquela ordeira comunidade, sob direção da dignatária Peregrina Gomes Serra, após o falecimento de seu esposo, o Mestre Irineu (15.12.1892 – 06.07.1971). Estas relações se tornam institucionais, quando Jorge Viana é eleito prefeito da Rio Branco, em 1992, e continua com as gestões petistas posteriores, na capital e no Estado: com Binho Marques, Tião Viana, Raimundo Angelim, Marcus Alexandre e ele mesmo, como governador dos acreanos por dois mandatos.

Nazaré Araújo e Madrinha Peregrina (do Instagram)
Nazaré Araújo e Madrinha Peregrina (do Instagram)

Valorização da comunidade ayahuasqueira do Alto Santo  

Foi na gestão petista em Rio Branco e no Acre que a comunidade religiosa do Daime foi valorizada e dignificada, por diversas vezes. Vamos citar apenas dois importantes registros:

1º. Reconhecendo a importância socioambiental do lugar, em junho de 2005 foi criada a primeira Área de Proteção Ambiental (APA) do Acre na Vila Irineu Serra, a Aparis — Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra.

A Vila Irineu Serra existe há 77 anos e foi ali que o Mestre Irineu fundou o CICLU Alto Santo. A Área de Preservação Ambiental Raimundo Irineu Serra (Aparis), com cerca de 1,2 mil hectares, forma a maior área verde da bacia do igarapé São Francisco, na cidade de Rio Branco.

A constituição da Aparis foi um alento para os moradores da Vila, amantes da natureza e adeptos da Doutrina da Floresta, que viviam e vivem sob permanente tensão de urbanização desorganizada do território, ameaças de incêndio, queimadas e invasões de terra.

2º. Logo em seguida (2006), foi efetuado o tombamento do Alto Santo por decretos simultâneos do governador Jorge Viana e do prefeito Raimundo Angelim, e o local onde Mestre Irineu Serra fundou a Doutrina do Daime foi reconhecido como patrimônio histórico e cultural de Rio Branco e do Acre.

A roda de conversa

Durante a ‘roda de conversa’ da tarde de domingo, em reconhecimento a estas ações, o mestre de cerimônia explicou: “Jorge Viana, quando foi governador, promoveu medidas de recuperação do patrimônio histórico dessa área, o tombamento de alguns equipamentos, apoiou a comunidade na restauração da sua memória, entre outras ações. Os governos do Jorge, Binho e Tião foram muito amistosos com a comunidade”.

E o jornalista e escritor Antônio Alves recordou que reuniões com lideranças políticas regionais não são novidade naquela comunidade, pois o Mestre Irineu Serra as realizava com frequência. Disse: “o movimento autonomista para transformar o Acre em estado encontrava nessa comunidade e no Mestre Irineu um dos seus mais fortes pontos de apoio”.

Os autonomistas José Guiomard dos Santos e Raimundo Irineu Serra

José Guiomard dos Santos  (23.03.1907 – 14.03.1983) foi governador do Território do Acre  entre 1946 e 1950, e eleito deputado federal logo em seguida, em 1951, tendo sido o maior defensor da elevação do Acre a Estado e obtido essa conquista no dia 15 de junho de 1962, quando o presidente João Goulart sancionou a Lei que elevava o Território do Acre a Estado.

Muitas reuniões dos autonomistas acreanos se realizaram ali, na casa do Mestre Irineu, onde o seu amigo José Guiomard era frequentador contumaz, sempre se aconselhando com o Velho Mestre.

Elevado a posição de Estado federativo da União, isto proporcionou ao Acre a condição de realizar eleições democráticas para governador em outubro daquele ano de 1962, nas quais o candidato José Guiomard foi derrotado por José Augusto de Araújo, pai de Nazaré Araújo, candidata ao senado presente a ‘roda de conversa’ onde esses eventos históricos foram relembrados.

Como deve acontecer nos regimes democráticos, a derrota do amigo e candidato do Mestre Irineu, o José Guiomard, não trouxe nenhuma dificuldade de relacionamento e sim convivência pacífica e respeitosa entre ele, Irineu Serra, e o novo governador eleito. Assim é que deve continuar a ser. Democracia e liberdade andam juntas.

José Guiomard e Irineu Serra
José Guiomard e Irineu Serra

Nazaré Araújo, candidata de Lula ao Senado

Na sua fala, a candidata à senadora Nazaré Araújo (PT) afirmou que o Alto Santo está enraizado na tradição da formação histórica e cultural do Acre. Por isso, defender a doutrina e tudo o que ela representa significa também defender a Amazônia e suas riquezas.

“Essa é uma sociedade que precisa ser plural. É para isso que eu quero ser senadora, para que a gente tenha uma sociedade que reconheça todos os membros dessa comunidade, todas as formas de manifestação e credo, porque isso está escrito na Constituição. Infelizmente, nos tempos atuais, não existe esse respeito. Hoje, todos os senadores que representam o Acre votam contra a Amazônia. Se não prestarmos atenção em quem somos e votarmos nas pessoas que nos destroem, nós estaremos contribuindo para a destruição dessa floresta, daquilo que faz a vida acontecer. O Acre não pode ter mandatos calados”, declarou.

Nazaré Araújo, Madrinha Peregrina e deputada Perpétua Almeida
Nazaré Araújo, Madrinha Peregrina e deputada Perpétua Almeida
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Juarez Duarte Bomfim 726 artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: juarezbomfim@uol.com.br.