Brasil e Argentina firmam acordo com mais de 100 ações para fortalecer aliança

Fabiola Andrea Yáñez e Alberto Fernández, Luiz Inácio Lula da Silva e Janja, durante cerimônia de chegada do presidente da Argentina ao Brasil.
Ao lado das primeiras-damas, os presidentes Alberto Fernández e Lula trocam cumprimentos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (26/06/2023) que o Brasil e a Argentina estão implementando um conjunto de medidas para fortalecer a parceria entre os dois países. Cerca de 100 ações foram adotadas com o objetivo de dar concretude ao projeto conjunto de desenvolvimento.

Durante a visita de Estado do presidente argentino, Alberto Fernández, a convite de Lula, as autoridades se reuniram no Palácio do Itamaraty, em Brasília, para celebrar os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Argentina. Nesse contexto, foi estabelecido um ambicioso plano de ação para o relançamento da aliança estratégica.

Lula destacou que a integração entre os dois países é uma política de Estado e ressaltou a importância da parceria econômica, que inclui a troca de bens de alto valor agregado e a integração produtiva das economias. Segundo o presidente brasileiro, os investimentos recíprocos entre Brasil e Argentina são responsáveis por quase cem mil empregos.

Além disso, Lula expressou sua satisfação com as perspectivas positivas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a exportação de produtos destinados à construção do Gasoduto Presidente Néstor Kirchner. A proposta do gasoduto entre as reservas de gás xisto de Vaca Muerta, na Argentina, e o Brasil tem recebido apoio de ambos os países.

O presidente brasileiro ressaltou a importância de uma linha de financiamento abrangente para as exportações brasileiras para a Argentina, enfatizando que essa medida beneficia as empresas e os trabalhadores brasileiros, além dos consumidores argentinos.

Durante seu discurso, Lula também abordou a adoção de uma moeda de referência específica para o comércio regional, visando reduzir custos operacionais e a dependência de moedas estrangeiras. Segundo ele, é necessário avançar nessa direção para ampliar o intercâmbio comercial e facilitar as trocas entre os dois países.

A Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, e as exportações brasileiras para o país vizinho atingiram US$ 15,3 bilhões em 2022, enquanto as importações de produtos argentinos totalizaram US$ 13 bilhões.

Durante a visita, Lula concedeu ao presidente argentino o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, uma honraria concedida a personalidades estrangeiras que recebem o reconhecimento da nação brasileira. Além disso, a primeira-dama argentina, Fabíola Yañez, foi condecorada com a Ordem de Rio Branco.

Essa é a quinta reunião entre os dois líderes em 2023. A visita de Fernández ao Brasil ocorre em um momento delicado para a Argentina, que enfrenta uma grave crise econômica, incluindo desvalorização da moeda, perda do poder de compra e altos índices inflacionários. Lula tem buscado soluções e iniciativas de ajuda para evitar uma queda nas exportações brasileiras e tem discutido o assunto com organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o bloco econômico Brics.

*Com informações da Agência Brasil.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141887 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário