Governador Jerônimo Rodrigues visita feira do MST em Salvador

“A Feira demonstra o cuidado da reforma agrária com o meio ambiente”, disse o governador Jerônimo Rodrigues ao visitar feira do MST.
“A Feira demonstra o cuidado da reforma agrária com o meio ambiente”, disse o governador Jerônimo Rodrigues ao visitar feira do MST.

No segundo dia de sua realização, a 7ª Feira Estadual da Reforma Agrária recebeu a visita ilustre do governador Jerônimo Rodrigues e da primeira-dama, professora Tatiana Velloso. Promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a feira está acontecendo na Praça da Piedade, em Salvador, e segue até sábado, dia 17 de julho de 2023.

Durante a visita, o governador Jerônimo destacou a importância da feira no cuidado com o meio ambiente e na oferta de produtos de qualidade, agroecológicos e orgânicos. Ele ressaltou a dualidade presente no setor produtivo, evidenciada na feira, que reúne tanto produtos naturais frescos quanto alimentos agroindustrializados que impulsionam o emprego, a renda e o desenvolvimento rural na Bahia e no Brasil.

A primeira-dama, professora Tatiana Velloso, aproveitou a oportunidade para enfatizar que a feira oferece alimentos saudáveis e representa uma chance de conhecer o trabalho realizado pelo MST na Bahia. Ela ressaltou que além de proporcionar dignidade aos assentados, a feira também busca garantir segurança alimentar e nutricional para a população.

Durante a visita, o governador Jerônimo e a primeira-dama estiveram acompanhados pelo vice-governador, Geraldo Júnior, pela Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, pelo Deputado Federal Valmir Assunção (PT-BA) e outras autoridades.

O deputado Valmir ressaltou a importância do investimento público na reforma agrária, destacando que é fundamental construir uma reforma agrária social e econômica que promova o acesso à terra e impulsione a economia dos territórios onde os assentamentos estão localizados.

Além da comercialização de produtos provenientes dos assentamentos da Bahia, a Feira Estadual da Reforma Agrária também oferece atrações culturais. Hoje, às 18h, está programado um show com a cantora baiana Márcia Short e o cantor da reforma agrária, Raumi. A entrada é gratuita.

A feira é um espaço de encontro entre produtores e consumidores, que valoriza a agricultura familiar, a agroecologia e a produção de alimentos saudáveis. Com uma média de 250 agricultores presentes, entre feirantes e equipes de trabalho, a estimativa é que esta edição supere a marca de 60 toneladas de alimentos, com 120 tipos de produtos disponíveis para o público.

Entre as novidades, destacam-se a jabuticaba e a mangaba, que estarão disponíveis pela primeira vez na feira, além dos produtos Terra Justa, como o café agroecológico e o chocolate, que representam o sabor inconfundível da luta do povo do campo, segundo Eliane Oliveira, da direção nacional do MST.

A Feira Estadual da Reforma Agrária proporciona uma experiência única, unindo a valorização da agricultura familiar e da produção sustentável de alimentos com manifestações culturais, evidenciando a importância da reforma agrária e do apoio às comunidades rurais.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141884 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário