Obra na Barragem da Pedra do Cavalo preocupa pescadores em Feira de Santana e ambientalista solicita audiência pública

O alerta foi feito pelo conhecido ambientalista feirense João Dias.
O alerta foi feito pelo conhecido ambientalista feirense João Dias.

Pescadores da região de Feira de Santana estão enfrentando possíveis prejuízos devido a uma obra em andamento na Barragem de Pedra do Cavalo, realizada pelo Governo da Bahia. O alerta foi feito pelo conhecido ambientalista feirense João Dias, durante uma sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana, que homenageou os pescadores em comemoração ao Dia do Pescador. A iniciativa também teve o objetivo de discutir assuntos de interesse desse segmento. O investimento de aproximadamente R$ 500 milhões tem como objetivo a retirada de água do lago para abastecer várias cidades, incluindo Salvador.

A intervenção estatal, com caráter de transposição, envolve a construção de um grande reservatório nos bairros Santa Mônica 2 e Campo Limpo.

“Essa obra precisa ser realizada, mas é necessário discutir e ouvir os pescadores antes”, afirma o ex-diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, prevendo prejuízos para aqueles que dependem da pesca nos rios Jacuípe e Paraguaçu.

Para aprofundar essa discussão e também abordar a questão da contaminação do rio Jacuípe, João Dias sugere a realização de uma audiência pública pelo Legislativo feirense.

Outra preocupação destacada por João Dias é a “pesca desenfreada” nos rios baianos. Ele recomenda que as autoridades baianas adotem uma medida semelhante à executada no Mato Grosso, que consiste na suspensão do transporte e armazenamento de peixes por um determinado período do ano, a fim de combater a escassez e até mesmo a extinção de algumas espécies.

“Precisamos também pensar nisso para o nosso Estado, pois muitos rios estão com problemas. Existe legislação sobre atividades prejudiciais ao meio ambiente, mas não há fiscalização para garantir o cumprimento”, ressalta.

Segundo João Dias, há uma lei federal que criminaliza os governantes que se omitem nessa questão, mas todas essas questões relacionadas à poluição dos rios, barramentos e desaparecimento de espécies são ignoradas.

Ao reconhecer a importância da Câmara Municipal em abrir espaço para que os trabalhadores da área discutam seus problemas, João Dias afirma que a sessão teve como objetivo acabar com a invisibilidade dos pescadores. Ele ressalta que os órgãos governamentais devem estar cientes de que existem pescadores em Feira de Santana, Conceição da Feira, Riachão do Jacuípe e outras regiões da Bahia, e não apenas em Maragogipe.

A sessão contou com a presença do vereador Jurandy Carvalho (PL), do deputado estadual José de Arimatéia, da advogada e professora Cristine Nascimento, de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos e da Associação dos Pescadores, entre outros. Vários pescadores foram homenageados com certificados durante o evento.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142264 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário