Autoridades na Bahia se mobilizam para combater ressurgimento de manchas de óleo nas praias

Uma comitiva realizará um sobrevoo nas áreas afetadas para avaliar o impacto ambiental.
Uma comitiva realizará um sobrevoo nas áreas afetadas para avaliar o impacto ambiental.

O reaparecimento de manchas de óleo em praias do estado da Bahia despertou uma resposta urgente das autoridades ambientais. Um encontro realizado na quinta-feira (14/09/2023) no Centro Administrativo, em Salvador, reuniu representantes do governo estadual, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria da Saúde e das prefeituras de cidades afetadas, como Cairu, Valença, Jaguaripe, Salvador e Vera Cruz.

Na reunião, foram debatidas estratégias para lidar com esse novo episódio e estabelecido um cronograma de trabalho para cada instituição envolvida. O secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré, enfatizou a importância da cooperação entre as agências e disse que uma equipe de monitoramento foi mobilizada para recolher o material e identificar sua origem.

O reaparecimento do óleo ocorreu em 10 de setembro em praias de Salvador e de outras cidades baianas. Em Salvador, as manchas oleosas foram encontradas em várias praias, incluindo Pituaçu, Paciência, Amaralina, Ondina, Jaguaribe, Patamares e Piatã. Em áreas do interior, como Cacha Prego (Vera Cruz), Praia do Garcez e Rio da Dona (Jaguaripe), Praia de Guaibim (Valença), Morro de São Paulo e Boipeba (Cairu), também foram identificados casos.

Serão conduzidos estudos para determinar se esses fragmentos são provenientes de um novo vazamento, descarte de óleo no mar ou resquícios do grande derramamento de óleo que afetou a costa nordestina em 2019. Na época, mais de 120 praias em cerca de 30 cidades foram impactadas na região.

Os gestores municipais solicitaram apoio para a remoção do material das praias e a distribuição de equipamentos de proteção individual para a coleta. Ficou estabelecido que o óleo recolhido será analisado no laboratório da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também foi emitido um alerta sobre os riscos à saúde das pessoas que entrem em contato com a substância.

O diretor adjunto da Defesa Civil do estado, Osny Bomfim, destacou o apoio às cidades afetadas e ações para informar a população sobre os riscos. O Corpo de Bombeiros se comprometeu a reforçar o enfrentamento ao dano ambiental, com a coleta e transporte adequados do material.

Nesta sexta-feira (15), uma comitiva liderada pelo secretário Eduardo Sodré realizará um sobrevoo nas áreas afetadas para avaliar a extensão do dano ambiental.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141864 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário