Coluna de Antonio Larangeira de 30 de outubro de 2023

O novo Cidadão Feirense, jornalista André Curvelo, ladeado pela presidente da Câmara Municipal vereadora Eremita Mota, jornalistas Carlos Augusto e Edmundo Carvalho Filho.
O novo Cidadão Feirense, jornalista André Curvelo, ladeado pela presidente da Câmara Municipal vereadora Eremita Mota, jornalistas Carlos Augusto e Edmundo Carvalho Filho.

Num saldo bastante positivo, a IV Conferência Municipal de Cultura de Feira de Santana, ocorrida na semana que passou, no campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Feira de Santana, registrou aproximadamente 40 propostas, sobre as mais diversas formas de realizações artísticas e culturais, aprovadas em plenário por unanimidade, quando mais de 60 promotores e produtores artísticos e culturais, divididos em seis grupos de trabalho, discutiram propostas para a formulação de uma política cultural de longo prazo nesta cidade, a ser implementada pelo Sistema Municipal de Cultura, do qual fazem parte vários órgãos e instituições entre eles a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e o Conselho Municipal de Cultura. Entre as propostas aprovadas, estão a criação do Festival Cultural Feirense anual, com interação entre as artes; criar o Mapa da Cultura Feirense, com banco de dados sobre os realizadores culturais; estabelecer programas de ocupação cultural de praças públicas em bairros periféricos; direcionar 1,5% da arrecadação municipal para a cultura; e a criação de um banco de griôs (mestres de saberes populares e ancestrais) que possam transmitir seus conhecimentos nas escolas. Propostas aprovadas serão apresentadas, como contribuição de Feira de Santana, na Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada entre os dias 6 e 8 de dezembro, aqui em Feira, para formular uma política cultural para todo o estado. As propostas feirenses também serão levadas para a Conferência Territorial do Portal do Sertão, a ser realizada em data e local a serem definidos.

Cidadão Curvelo

Em sessão especial da Câmara Municipal de Feira de Santana, o secretário de Comunicação do Estado da Bahia, jornalista André Curvello foi agraciado na noite de sexta-feira ultima, 27, com a outorga do título de Cidadão Feirense. Nascido na capital baiana, o profissional chegou à Feira de Santana em 1989, para coordenar a editoria de redação da sucursal do jornal “A Tarde”, sendo posteriormente, em 1993, convidado pelo então prefeito João Durval Carneiro, para assumir a Secretaria Municipal de Comunicação, “uma das experiências mais marcantes da minha vida”, segundo afirmou na sua fala. A homenagem teve iniciativa do vereador Paulão do Caldeirão(PSC) e reuniu grande número de jornalistas e radialistas, além de autoridades como o deputado federal Zé (PT) Neto e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida. “Faço questão de enfatizar o quanto esta cidade significa para mim. Devo muito a Feira e o que posso fazer é defender o seu desenvolvimento”, disse o secretário durante a solenidade na Casa da Cidadania.

Chico, aqui

Acontecerá em Feira de Santana, no próximo dia 16 de novembro, às 20h, o espetáculo Chico Buarque — Um Outro Olhar, após nova passagem por Salvador no dia 15, com apresentação que será realizada no Centro de Cultura Amélio Amorim. Chico Buarque — Um Outro Olhar é estrelado pelo NU’ZS Duo, dueto composto da atriz e cantora mineira Marcê Porena e do arranjador e guitarrista paulista Max Silva. No show cênico-musical, ela interpreta o repertório, enquanto ele faz intervenções teatrais a seu lado. Segundo Marcê, como sugere o próprio nome do espetáculo, “a decisão de criar um Chico mais pop e, ao mesmo tempo, teatral tem como objetivo conectar a obra do artista a um público que talvez não esteja tão familiarizado com suas canções”.

Condenados

Um motociclista será indenizado pela Prefeitura de Feira de Santana e a Embasa após se envolver em um acidente de trânsito, provocado, segundo a Justiça, por um buraco deixada pela Empresa Baiana de Água e Saneamento. O acidente, conforme decisão, teria ocorrido em dezembro de 2015. O motociclista Samarone de Almeida Santa Bárbara teria caído e fraturado o braço, no acidente e foi encaminhado ao Hospital Geral Clériston Andrade, onde foi atendido. O mesmo será indenizado com R$ 6 mil, a título de danos morais, devidamente corrigidos, por decisão do juiz Nunisvaldo dos Santos, da 2ª Vara da Fazenda Pública, que entendeu que a Embasa não sinalizou devidamente a obra, enquanto a Prefeitura não cumpriu com o dever de fiscalizar. A Embasa apresentou defesa, já a Prefeitura foi revel no processo.

Esquenta

O prefeito Colbert Martins (MDB) sancionou e publicou em Diário Oficial, a lei que institui e incluiu o Esquenta Micareta no calendário oficial dos festejos de Feira de Santana com lei de autoria do vereador Galeguinho SPA (PSB). Além de incluir a festa que antecipa na Micareta no calendário oficial, o circuito também ganhou nome e novo local definitivo. De acordo com a lei, o circuito do Esquenta Micareta foi denominado de Thay Chicana, nome do cantor da banda Chicana, morto em um acidente de trânsito em setembro de 2020. O local definido para a realização da festa é a avenida Fraga Maia. O Esquenta Micareta foi criado no governo do ex-prefeito Tarcízio Pimenta (2009 a 2012). A festa teve sua primeira edição realizada na avenida São Domingos, no bairro Santa Mônica.

Publicitário Xico Melo, que capitaneia a Mercado Comunicação em Feira.
Publicitário Xico Melo, que capitaneia a Mercado Comunicação em Feira.
Antonia Carlinda Oliveira em novo lay out.
Antonia Carlinda Oliveira em novo lay out.
O prefeito Colbert Martins sancionou a lei criando o Esquenta, para abrir a micareta.
O prefeito Colbert Martins sancionou a lei criando o Esquenta, para abrir a micareta.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141969 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário