Presidente do PT da Bahia contesta críticas de ACM Neto sobre educação no estado

Éden Valadares acusa ex-prefeito de Salvador de distorcer dados para criar polêmica.
Éden Valadares acusa ex-prefeito de Salvador de distorcer dados para criar polêmica.

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, reagiu às críticas do ex-prefeito de Salvador e candidato derrotado ao governo do estado em 2022, ACM Neto, referentes à educação na Bahia. Em declarações feitas nesta terça-feira (21/05/2024), Valadares acusou Neto de distorcer dados sobre analfabetismo para gerar controvérsia.

“Esse cara anda muito desocupado. Não tem tarefa, não tem trabalho, não tem missão e fica criando polêmica para ver se aparece”, afirmou Valadares.

Ele argumentou que Neto utiliza dados fora de contexto para criticar a gestão atual, ignorando avanços significativos na área de educação.

Valadares destacou que, embora a Bahia tenha o maior número absoluto de analfabetos no país, o estado também lidera em termos de alfabetização, com mais de 308 mil pessoas alfabetizadas entre 2010 e 2022, período correspondente aos governos do PT na Bahia.

“Ele pega um dado, tira do contexto e cria uma narrativa para fazer oposição pela oposição”, criticou o presidente do PT.

O presidente estadual do PT também salientou a redução da taxa de analfabetismo na Bahia, que caiu de 16% para 12%, a menor entre os estados do Nordeste. Segundo Valadares, esse avanço é resultado do trabalho do governador Jerônimo Rodrigues, que tem mobilizado esforços para priorizar a educação no estado. “A taxa de analfabetismo caiu em todos os municípios da Bahia”, afirmou, enaltecendo os projetos educacionais como o Paulo Freire, o Sim Eu Posso e o EJA, que só em 2024 alfabetizarão mais de 125 mil pessoas em mais de mil escolas em 403 dos 417 municípios baianos.

Em suas declarações, Valadares ainda enfatizou que, enquanto ACM Neto se dedica a críticas vazias, o governador Jerônimo Rodrigues permanece focado em promover avanços concretos na educação.

“Nós temos um governo, um estado para cuidar e muito trabalho para fazer. Essa é a marca do governador Jerônimo”, concluiu, referindo-se aos dados do IBGE que sustentam os avanços mencionados.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 11043 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário