SJDH fortalece compromisso na luta contra o trabalho escravo em encontro nacional

Secretaria de Justiça e Direitos Humanos participa do VII Encontro Nacional das Comissões Estaduais para Erradicação do Trabalho Escravo.
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos participa do VII Encontro Nacional das Comissões Estaduais para Erradicação do Trabalho Escravo.

Brasília foi palco do encerramento do VII Encontro Nacional das Comissões Estaduais para Erradicação do Trabalho Escravo, e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) marcou presença no evento que celebrou os 20 anos da Conatrae (Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo). O encontro, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, teve como objetivo fomentar o debate e o intercâmbio entre os estados sobre práticas e estratégias de combate ao trabalho escravo no Brasil.

Admar Júnior, coordenador de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo (Coetrae-Ba) da SJDH, destacou a relevância do evento, salientando que a trajetória da Conatrae é marcada por avanços significativos na conscientização, prevenção e enfrentamento ao trabalho escravo, consolidando-se como referência nacional. Durante os três dias de encontro, representantes de todo o país, especialistas e organizações envolvidas na erradicação do trabalho escravo discutiram estratégias e compartilharam experiências, fortalecendo os laços entre as entidades comprometidas com essa importante agenda.

A consultora da OIT (Organização Internacional do Trabalho), Dayane Coelho, conduziu uma discussão sobre a importância das Comissões Estaduais na construção do III Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, ressaltando a necessidade de cooperação entre os estados para o alcance de objetivos comuns. A programação incluiu também grupos de trabalho para análise do Pacto Federativo para a erradicação do trabalho escravo, conversas com diretores de filmes e uma feira de conhecimentos com expositores abordando temas relacionados à agenda do encontro.

Admar reiterou que o encontro é uma oportunidade crucial para renovar o compromisso conjunto na erradicação do trabalho escravo, enfatizando a importância da cooperação entre governo, sociedade civil e setor privado. O evento contou com a participação de Luís Henrique Góes, um trabalhador baiano resgatado de trabalho análogo à escravidão no Rio Grande do Sul, que integrou a mesa de abertura, trazendo a perspectiva prática e humana para as discussões.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141824 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário