Estratégia cultural: O papel dos países emergentes na transição geopolítica

Especialistas debatem sobre a importância da cultura estratégica para países emergentes.
Especialistas debatem sobre a importância da cultura estratégica para países emergentes.

O papel da cultura estratégica na sobrevivência à transição geopolítica é tema de debate entre especialistas. Enquanto grandes potências como Rússia, EUA e China têm suas culturas estratégicas enraizadas em suas histórias e geografias, países sem essa tradição enfrentam desafios distintos. Para analistas, entender a cultura estratégica de um país é essencial para compreender suas ações em resposta a eventos internacionais.

Em um evento realizado em Moscou, o pesquisador Aleksei Krivopalov, do Instituto Nacional de Pesquisa em Economia Mundial e Relações E. M. Primakov, destacou que potências como os EUA têm culturas estratégicas moldadas por sua história e geografia. No caso americano, a sensação de ausência de vulnerabilidades influencia suas decisões estratégicas, enquanto a Rússia, com uma experiência traumática nos anos 90, adota uma postura diferente.

Especialistas também apontam que nem todos os países têm uma cultura estratégica consolidada. Enquanto alguns não desenvolveram instituições sólidas o suficiente, outros simplesmente não enfrentam ameaças externas que demandem pensamento estratégico. Contudo, em um contexto de transição geopolítica, potências emergentes como Brasil e África do Sul têm a oportunidade de fortalecer sua cultura estratégica.

O debate sobre cultura estratégica ocorre em um momento em que a Rússia busca ampliar sua presença no Sul Global, conforme estabelecido em sua mais recente concepção de política externa. Essa expansão envolve uma cooperação mais estreita com países emergentes, como o Brasil, que ganham destaque na arena geopolítica.

*Com informações da Sputnik News.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142065 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário