Acordo entre Banco do Brasil e Governo da Bahia marca criação do CCBB Salvador-Bahia no Palácio da Aclamação 

Ilustração gráfica do CCBB Salvador-Bahia no Palácio da Aclamação em Salvador.
Ilustração gráfica do CCBB Salvador-Bahia no Palácio da Aclamação em Salvador.

O Banco do Brasil e o Governo da Bahia estão prestes a inaugurar um novo marco cultural em Salvador. O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que já tem presença consolidada em outras quatro importantes capitais brasileiras, chega à capital baiana com a assinatura de um acordo que oficializa sua criação. O evento está marcado para acontecer na sexta-feira (22/03/2024), e será realizado no Palácio da Aclamação, um edifício histórico localizado em na região estratégica  Centro Histórico de Salvador.

Desde sua fundação em 1989, o Banco do Brasil tem investido ativamente na promoção da cultura brasileira. Os Centros Culturais Banco do Brasil se destacam como espaços de referência no cenário cultural nacional, atraindo um público diversificado por meio de uma programação rica e variada. Com a inauguração do CCBB Salvador-Bahia, o banco reforça seu compromisso com a valorização e difusão das expressões artísticas e culturais do país.

A presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, ressalta a importância estratégica do investimento em cultura em um momento em que o setor criativo se mostra essencial para impulsionar a inovação econômica e social.

“Vivemos um cenário em que o setor criativo é um importante formador de inovação econômica e social, com grande potencial para a geração de empregos e de fomento à economia”, afirma Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil. Ela destaca que os Centros Culturais do BB sempre figuram nas listas de aparelhos culturais mais visitados do Mundo. “Com este acordo que será celebrado no dia 22, o BB chega a mais um ponto turístico e cultural brasileiro. Estamos contribuindo para que a produção cultural e o acesso à programação sejam ampliados e democratizados, com a expertise de quem tem mais de 30 anos de atuação neste setor importante”, diz

Ela destaca ainda o papel dos Centros Culturais do BB como instrumentos de transformação social, ampliando o acesso à produção cultural e promovendo a diversidade de manifestações artísticas pelo Brasil.

“Com a abertura de Salvador, o Banco do Brasil reafirma sua confiança na cultura como instrumento de transformação social, sempre tornando os CCBBs instrumentos que contribuem para divulgar manifestações artísticas dos mais diversos matizes culturais espalhadas pelo país”, afirma.

O novo CCBB Salvador não apenas fortalece a presença cultural do Banco do Brasil na Bahia, mas também contribui para consolidar Salvador como um importante polo cultural no contexto nacional e internacional. A capital baiana, reconhecida pela UNESCO como “cidade da música” em 2016, representa um cenário propício para a expansão das atividades culturais, alinhadas com premissas de identidade, pluralidade cultural e descentralização geográfica.

Paula Sayão, diretora de Marketing e Comunicação do BB, destaca a importância de tornar a cultura acessível e relevante para todos os públicos. Ela enfatiza o compromisso do Banco do Brasil em promover a inclusão e representatividade por meio de uma programação diversificada e inclusiva nos CCBBs, reforçando a transformação social e o fortalecimento da identidade cultural brasileira.

“Queremos tirar a cultura de um pedestal e aproximá-la do público, tornando-a simples, relevante e acessível a todos. Por isso, ampliamos a conexão com a cultura pra que ela esteja presente na vida das pessoas”, explica Paula Sayão.

O acordo para a criação do CCBB Salvador-Bahia representa não apenas um investimento no desenvolvimento cultural da região, mas também um passo significativo na estratégia de descentralização e democratização do acesso à cultura promovida pelo Banco do Brasil. A solenidade de assinatura do protocolo de intenções está marcada para o dia 22 de março, às 18h, e contará com a presença de representantes do BB, do Governo do Estado da Bahia, da imprensa e da comunidade artística local.

Principais dados do empreendimento

  • Centros Culturais Banco do Brasil (CCBB)

    • Cinco aparelhos culturais em operação (Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador).
    • Desde 1989, quando foi fundado o primeiro CCBB no Rio de Janeiro, o Banco do Brasil consolidou-se como empresa atuante no marketing cultural.
    • Em 2023, os CCBBs receberam mais de 3,7 milhões de visitantes, registrando um aumento de 20% em relação ao ano anterior.
    • Investimento total do Banco do Brasil na programação cultural dos CCBBs em 2023: mais de R$ 50 milhões, com R$ 14,7 milhões provenientes da Lei de Incentivo à Cultura.
    • Realização de 251 iniciativas culturais nos CCBBs ao longo de 2023.
  • Descentralização e Inclusão

    • No último edital de Patrocínios Centro Cultural Banco do Brasil 2023/2025, foram selecionados 137 projetos culturais entre mais de 6 mil inscritos.
    • Regiões Norte e Nordeste apresentaram um percentual maior de projetos selecionados em comparação ao número de inscritos, promovendo a diversidade e a inclusão das manifestações artísticas em todo o país.
  • CCBB Salvador-Bahia

    • Localizado no Palácio da Aclamação, em região próxima ao centro histórico de Salvador.
    • O acordo para a criação do CCBB Salvador-Bahia será assinado em 22 de março, marcando a inauguração do quinto aparelho cultural do Banco do Brasil na cidade.
    • A solenidade de assinatura contará com a presença de representantes do Banco do Brasil, do Governo do Estado da Bahia, do Governo Municipal, do Governo Federal, da imprensa e da comunidade local e artística.
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Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10954 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

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