Mulher com câncer pulmonar aguarda na fila da Regulação Estadual da Bahia por mais de duas semanas

Em Feira de Santana, pacientes aguardam transferência para unidades hospitalares da rede estadual da SESAB, destacando-se o caso de uma mulher com câncer pulmonar.
Em Feira de Santana, pacientes aguardam transferência para unidades hospitalares da rede estadual da SESAB, destacando-se o caso de uma mulher com câncer pulmonar.

Na cidade de Feira de Santana, nesta quinta-feira (07/03/2024), 27 pessoas estão na fila aguardando transferência para unidades hospitalares, conforme disponibilizado pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado.

Dentre os pacientes, 10 aguardam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Queimadinha, cinco na UPA Mangabeira, quatro no Hospital da Mulher e cinco nas policlínicas municipais, distribuídas entre George Américo (2), Parque Ipê (3), Feira X (3), Rua Nova (2) e Tomba (2).

Um dos casos que chama atenção é o de uma mulher diagnosticada com câncer pulmonar, que está à espera de transferência há 17 dias em uma das Unidades de Pronto Atendimento.

O Sistema de Regulação Estadual, uma ferramenta do Governo do Estado, tem como objetivo disponibilizar vagas em unidades públicas hospitalares com base no critério de gravidade e não na proximidade geográfica, visando democratizar o acesso à saúde. Para tanto, os pacientes atendidos em unidades de urgência e emergência passam por avaliação e exames laboratoriais ou de imagem, conforme suas condições clínicas. Caso seja confirmada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente receba o atendimento adequado.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10954 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário