União Brasil busca apoio da oposição para eleger Davi Alcolumbre à presidência do Senado; Político ocupou função entre 2019 e 2021

Senador Davi Alcolumbre (União Brasil, antigo DEM do Amapá).
Senador Davi Alcolumbre (União Brasil, antigo DEM do Amapá).

A proximidade das eleições para a presidência do Senado impulsiona o União Brasil, partido liderado por Davi Alcolumbre (AP), a buscar apoio na oposição. O ex-presidente da Casa, entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2021, busca um diálogo com o Partido Liberal (PL) para evitar que apresentem um candidato próprio. Fontes do Congresso em Foco indicam que, na última eleição, o líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN), surpreendeu ao obter 32 votos, apesar de não vencer a disputa. O atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi reeleito com 49 votos, contando com o apoio estratégico de Alcolumbre.

As negociações visam um possível acordo entre o União Brasil e a oposição, com discussões sobre espaços na Mesa Diretora do Senado e a presidência de comissões. Ao contrário da Câmara, onde as trocas de comando ocorrem anualmente, no Senado, tais mudanças são bienais, coincidindo com a eleição do presidente da Casa. O PL, que ficou sem espaço após a última eleição, conseguiu, por meio de um acordo, presidir duas novas comissões em 2023: Comunicação e Direito Digital, liderada por Eduardo Gomes (PL-TO), e Esporte, com Romário (PL-RJ).

O apoio a Alcolumbre poderia alterar significativamente a composição da Mesa Diretora e das comissões do Senado, incluindo membros do partido de Jair Bolsonaro em posições estratégicas. Embora a oposição esteja aberta ao diálogo, senadores ressaltam a necessidade de Alcolumbre reforçar seu apoio a pautas importantes para o grupo. A representatividade na Mesa e nas comissões, sugerem, deve seguir critérios de partidos com maior número de representantes.

O Partido Liberal, com 12 senadores, é o segundo maior no Senado, ficando atrás apenas do PSD, que conta com 15. A estratégia da sigla é utilizar esse argumento para conquistar a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, a mais poderosa na Câmara.

Segundo o Radar do Congresso, a bancada do União Brasil no Senado votou em conformidade com o governo Lula em 69% das vezes, índice semelhante à média da Casa, que é de 71%. O partido lidera três ministérios: Agricultura, Turismo e Integração e Desenvolvimento Regional.

A candidatura de Alcolumbre é indicada desde 2023, e o União Brasil busca consolidar apoio para as eleições de 2025. O plano inclui evitar que partidos próximos, como PSD e MDB, lancem candidatos próprios, visando um apoio inicial à candidatura de Alcolumbre.

*Com informações do Congresso em Foco.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141884 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário